Milhares de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, lotaram a Avenida Volta Redonda, a principal Avenida do Bairro Volta Redonda em Caxias. Do alto, foi possível ver a grandiosidade do desfile do polo IV. Coube à Secretaria de Adjunta de Transportes ordenar o trânsito do local.

“Quero parabenizar a secretária Ana Célia, porque os destiles estão muito bonitos, e no que precisar da Secretaria de Transportes para ordenar o trânsito estamos à disposição”, disse Alberto Simão, secretário de Transportes.

“Eu gostei de participar porque o desfile ajuda a gente a respeitar as pessoas”, disse Willian Rocha, aluno.

“Lá na escola eu sou cuidadora e é muito importante essa participação de todos”, disse Adriana Muniz, cuidadora.

“É muito bonito a gente ver as pessoas demonstrando seu gesto patriótico de amor ao país”, Subtenente Aguiar – Tiro de Guerra.

Ao todo o local recebeu mais de 5 mil pessoas: 14 escolas e mais de 3 mil alunos, além dos pais e responsáveis por crianças, para celebrar a Inclusão Educacional, que valoriza o privilégio de conviver com as diferenças.

“Nós estamos trabalhando o tema da inclusão educacional, nós temos muitos alunos na escola e hoje muitos deles, que têm alguma limitação, estão aqui participando”, lembra Elenilde Feitosa, representante da escola.

“É a primeira vez que eu participo, fiquei nervosa, mas agora já está melhor. Gostei muito”, frisa Carla Suane, aluna.

“É o segundo ano que ele participa. É muito importante para que as pessoas com deficiência também possam desfilar. No começo eu tinha medo de trazer, porque ele é especial, mas depois as professoras passaram confiança e eu passei a trazer”, disse Valdeane dos Santos, mãe.

Para o prefeito Fábio Gentil é uma emoção diferente cada participação, pois o desfile nos polos organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) conseguiu envolver as comunidades.

“Tá de parabéns a secretária Ana Célia por organizar esse desfile e toda a gestão do prefeito Fábio Gentil. Nós ficamos emocionados com a participação de cada pessoa, um momento muito bonito”, disse Fause Simão, secretário do Trabalho.

“O prefeito Fábio Gentil resgatou a participação das pessoas nos desfiles. Até anos passados o que se tinha eram pequenas participações nos desfiles, mas aqui você ver todo munido envolvido. Parabéns a cada família que veio”, disse Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

“Um desfile desse mexe com todos nós. Na verdade, é algo que está na história do caxiense, e o caxiense por se importar com a história da cidade ele se faz presente. Aqui nós vimos tanto os alunos, quanto os professores, gestores, zeladores, todos desfilando, algo bonito de se ver. Agradecemos a todos”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Descentralizar o desfile faz com que as pessoas participem mais, onde todos se envolvem com o mesmo objetivo. Essa participação popular, essa aproximação entre educação e família é importante. Nós entendemos que precisamos investir cada vez mais na educação”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

No dia 7 de setembro tem desfile no circuito oficial, no Centro Histórico de Caxias. E de 5 a 13 de setembro, acontecem os desfiles nos seis polos da zona rural: Povoado Nazaré do Bruno (05/09); Povoado Cabeceira de São Pedro (09/09); Buenos Aires (10/09); Povoado Alecrim (12/09); Povoado Brejinho (12/09) e, Povoado Caxirimbú (13/09).

Veja na reportagem: