Caxias sediou uma capacitação regionalizada das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). O trabalho visa somar forças para enfrentar essa problemática ainda existente no Maranhão que é o trabalho infantil, que prejudica o desenvolvimento da criança. A capacitação está sendo ministrada por uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

“Semana passada estávamos em Santa Inês com 20 municípios. O nosso estado é o que tem o maior índice de crianças em trabalho infantil e a gente tem que combater essa doença, porque uma criança que trabalha, ela perde o seu desenvolvimento, além de desenvolver doenças físicas, perda de um membro, dentre outras situações”, lembra Rodson Salazar, pedagogo da Secretaria Estadual de Assistência Social.

A formação, que ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias, contemplou 15 municípios e teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“A gente vem tentando fazer com que todos os meses seja um 12 de junho, que é o dia de combate ao trabalho infantil. Essa é uma política que tem que ser desenvolvida constantemente. A gente tem percebido que pessoas que estão em situação de trabalho escravo foram crianças que trabalharam na infância. É uma coisa que precisamos combater, e devemos fazer um trabalho Inter setorial”, disse Anderson Lima, diretor da proteção especial de Coroatá.

“Tanto na esfera estadual, federal e municipal, essas ações têm acontecido. Nós temos levantado maneiras de combater essa mazela que ainda aflige as crianças. O município de Caxias recebe essa capacitação, que visa aperfeiçoar meios para enfrentar essa questão. Nós temos levado ações para dentro das escolas, centros da juventude, zona rural, para sensibilizar as famílias, as crianças, para que eles vivam sua infância de modo saudável”, lembra Dayana Pereira, coordenadora do AEPETI em Caxias.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,