Nesta terça-feira (10), foi realizado um evento cultural da campanha Setembro Amarelo, de valorização à vida e prevenção ao suicídio, que traz este ano o tema “TODOS PELA VIDA”. A data é referente ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No Mirante da Balaiada, representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Políticas para as Mulheres, Cultura, Administração e Finanças  estiveram reunidos com a sociedade caxiense para discutir o tema por meio de palestras e outras atividades culturais.

O prefeito Fábio Gentil também esteve presente e falou sobre a importância da campanha. “A saúde é prioridade. Esta campanha é para valorizar e preservar a vida, é de conscientização nas redes de saúde. Precisamos dar apoio a essas pessoas, aos jovens, principalmente, para evitar danos à vida. É necessário que trabalhemos todos pela vida”, afirma.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luís Fernando, ressaltou que a campanha não terá encerramento, pois, pela importância do tema, ela deve ser propagada o ano inteiro. “A gente entende que essa temática deve ser trabalhada todos os dias, continuamente. Hoje é o dia ‘D’ de prevenção ao suicídio”.

O coordenador lembrou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também as escolas irão receber palestras sobre o tema, frisando sempre na valorização da vida e em atos de humanidade ao próximo.

“O intuito da campanha é levar uma mensagem de vida a todos e falar, sobretudo, da humanidade, pois uma mensagem afetiva ao outro pode salvar”, completou Luís Fernando.

“Fizemos um cronograma onde essa ação vai entrar em todas as UBSs, então, lá a gente vai atingir um público na esperança de que quem estiver dentro das unidades consiga levar a nossa mensagem de vida à população”, explica Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária de Caxias.

A campanha Setembro Amarelo é uma realização da Prefeitura de Caxias por meio das secretarias municipais de Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Políticas para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social.

Confira a programação de palestras nas UBSs:

Veja mai fotos:

Palavras chaves: ,