O treinamento de profissionais do setor de recursos humanos das secretarias municipais e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Caxias (Caxias PREV) está acontecendo na escola Antônio Rodrigues Bayma, no Bairro Castelo Branco. O objetivo é que todos estejam aptos a manusear o novo Sistema de Tramitação de Processos de Aposentadoria e Pensão do município. O Caxias PREV deve ganhar também um site, onde as informações serão compartilhadas.

“Estamos implantando o site eletrônico do Caxias PREV, porque até então era apenas uma aba dentro do site da prefeitura, e também estamos implantando o Sistema de Processo Digital, onde todo o processo de aposentadoria e pensão, a partir de outubro, será feito de forma digital, iniciando na prefeitura e findando no Caxias PREV, mas ele irá tramitar tanto de maneira física, quanto de maneira eletrônica. Logo em seguida, apenas de maneira eletrônica com assinatura eletrônica. Nós vamos manter um atendimento mais célere, transparente e seguro”, destaca Fernando Ferraz, presidente do Caxias PREV.

O sistema já é utilizado por outras prefeituras municipais do país e até mesmo pela Marinha do Brasil.

“O trâmite eletrônico permite que você economize em papel e toner, você tem possibilidade de fazer a assinatura eletrônica e todo o processo em si, além de rastreabilidade de documentos. Todas as demandas que o cidadão tenha junto à prefeitura, o gestor tem o controle gerencial de todas as demandas. Então, ele sabe como está fluindo”, afiram Nilson Perrone, representante da empresa NP Lopes.

A princípio, o Caxias PREV ainda vai utilizar processos de aposentadoria tanto em meio físico, quanto em meio digital, por se tratar de um momento de transição.

“Como a gente precisa ter uma parte de adaptação ao que é feito hoje, nós vamos colocar o processo tanto de forma física, quanto eletrônica. O servidor público vai poder acompanhar onde está o processo dele e saber em quanto tempo ele vai ser concluído”, lembra André Azevedo, diretor administrativo do Caxias PREV.

A novidade vai permitir aos servidores municipais mais praticidade no acompanhamento, ao tempo em que o serviço público vai prestar um serviço com mais eficiência, transparência e rapidez.

“A pessoa vai ter o número do processo pra ele acompanhar de onde ele estiver pela internet, e saber como está o andamento do processo, em qual situação. É de grande valia essa atitude do Caxias PREV beneficiando o servidor municipal” afirma Jorge Cardoso, presidente do Conselho Administrativo do Caxias PREV.

“Quando o documento vem digitalizado, ele dá menos trabalho. De certa forma terá mais rapidez, mais agilidade”, diz Lurdes Carvalho, funcionária do RH da Prefeitura de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,