Como parte da programação do Setembro Amarelo, campanha que está sendo realizada em Caxias pela Prefeitura Municipal por meio das secretarias municipais de Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Políticas para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social, várias palestras estão sendo ministradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas próximas a elas.

As palestras tratam sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Este ano o tema da campanha é “TODOS PELA VIDA”. Nas UBSs e escolas, o objetivo da ação é tornar os ouvintes propagadores de conhecimento e instruí-los sobre como ajudar alguém que esteja com depressão e, também, com pensamentos suicidas.

Nas UBSs e escolas dos bairros Cangalheiro e Vila São José, alunos, professores, idosos, gestantes e demais usuários que participaram das atividades falaram sobre a importância da ação.

“Gostei muito da palestra, quando chegar em casa vou falar para minha mãe sobre a importância da vida”, disse Victória Silva, aluna.

“Beleza pura, foi bom demais. Antes a gente não tinha essas ações aqui, hoje tem e é muito importante! A palestra serve para muitas pessoas”, acredita Maria Rita, moradora da Vila São José.

“Entendi como prevenir melhor o suicídio, onde procurar ajuda”, frisou Erinalda Santos, moradora do bairro Cangalheiro.

Segundo os palestrantes, a população recebeu a mensagem com muita atenção e disposta a compartilhar com familiares e amigos.

“A gente buscou informar à população sobre o que é e o porquê do Setembro Amarelo, trazer informações sobre como ajudar alguém que esteja com ideia suicida e como detectar. Trazer os tipos de atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial, quebrar os tabus sobre frequentar os centros, que pessoas com transtornos leves também podem frequentar os CAPS”, lembra Débora Elen, coordenadora do CAPS III.

“Foi fantástico, muito agradável. Todos puderam dialogar conosco. Na escola também foi muito bom, as crianças são muito afetivas e colaborativas. Essa é a mensagem que queremos passar, que é preciso valorizar a vida em todas as etapas”, disse Conceição Moura, coordenadora do CAPS Infanto Juvenil.

“Nós da Assistência Social estamos dando suporte. Estamos sempre trabalhando esta temática sobre a valorização da vida o ano todo”, destacou Ayllana Costa, coordenadora da Casa de Convivência Irmã Clara.

O coordenador da Rede Municipal de Atenção Psicossocial, Luís Fernando, ressaltou que o Setembro Amarelo vai além de ações que previnem o suicídio.

“O Setembro Amarelo é também para celebrar a vida, lembrar da importância de cuidar mais dos nossos. É levar uma mensagem de vida, de humanidade ao próximo. Podemos, de fato, salvar muitas vidas se estivermos atentos”, enfatizou o coordenador.

As palestras seguem nas UBSs, conforme banner abaixo:

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,