Os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) participaram nesta terça-feira (17) de uma roda de conversa promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher.

O evento teve por objetivo informar ao público sobre os avanços da lei, os tipos de violência e formas de ajuda. “É uma roda de conversa que vai esclarecer algumas questões para que a mulher fique atenta, possa denunciar ou buscar algum tipo de ajuda”, afirma Dandara Moraes, coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher.

No mês passado, a Secretaria da Mulher também realizou diversas atividades com o intuito de conscientizar o público sobre esta pauta. “Precisamos nos unir em prol de políticas públicas para as mulheres. Quero aproveitar para parabenizar o secretário de Infraestrutura por essa iniciativa de conscientização para uma pauta tão importante como essa”, destaca Aureamelia Soares, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Para a assistente social Danielle Barradas, que ajudou a organizar a ação, “o secretário Murilo Novais tem a sensibilidade de sempre estar levando informações para seus colaboradores. E uma das ideias que tivemos agora foi sobre a Lei Maria da Penha, sobre violência doméstica. Foram convidadas varredoras de rua, garis e funcionários aqui do prédio para participarem e terem conhecimento sobre o assunto”.

Varredora há vários anos, Cecília Maria conta que já presenciou vários casos de violência contra a mulher durante seu expediente de trabalho nas ruas da cidade. “Eu vi um na semana passada e fiquei revoltada, porque sou contra qualquer forma de violência. Sou casada há 24 anos e sempre procurei ter um bom relacionamento com meu esposo”, conta.

O encontro também contou com a presença do secretário de Infraestrutura Murilo Novais e das pastas adjuntas. “Essas ações promovidas pela Secretaria da Mulher vêm enfatizar o que nós pensamos, que é o respeito à família e à mulher. Com isso, queremos socializar nossos funcionários, pois nem só de trabalho vive o ser humano. A humanização é o lema da gestão do prefeito Fábio Gentil”, finaliza Murilo Novais.

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria da Mulher lançou o tema “É briga de marido e mulher? Somos todxs colheres”. A campanha chamou atenção para os tipos de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial e como pedir ajuda, através do telefone 180.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: