Os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Bombeiros Civis distribuíram informações na Blitzen Educativa realizada na Avenida Senador Alexandre Costa, no Bairro Vila Lobão. O objetivo é evitar que a população realize queimadas na zona urbana, o que, além de levar riscos, é crime.

“A população deve evitar algum tipo de queimada nesse período até dezembro, sejam nas margens da BR ou mesmo no quintal, para que não haja princípio de incêndio e o ele fique descontrolado”, disse Messias, bombeiro civil e diretor do grupamento GAF.

Diariamente o Corpo de Bombeiros atende entre 5 e 6 casos de incêndio só na zona urbana.

“Temos em média 5 ou 6 casos por dia de fogo em vegetação só na zona urbana de Caxias, fora zona rural e outros municípios que o Corpo de Bombeiros abrange, que no nosso caso são 13 municípios. Geralmente o fogo é provocado e, nesse período de estiagem, esse fogo provocado se prolifera com rapidez e dificulta o serviço. Então, a gente pede a população que evite queimadas”, disse Nícolas, aspirante do Corpo de Bombeiros.

A Campanha Corta Fogo é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e segue durante todo o período do “B.R.O.BRÓ”, que compreende os meses de setembro a dezembro, visando chegar a toda a população de Caxias, seja na zona urbana ou rural, alertando para os devidos cuidados com o uso do fogo, que, por um uso indevido, pode comprometer a saúde humana e a natureza.

“Nós estamos fazendo orientações para a população e fazendo a entrega de um kit, que é a lixeira veicular para que as pessoas não joguem o lixo na rua. A Defesa Civil de Caxias está preocupada com essa questão das queimadas, e nós trazemos a mensagem de que devemos preservar o meio ambiente. A gente orienta que as pessoas não ateiem fogo naquelas folhas, que as pessoas coloquem em sacos de lixo e coloque para recolhimento, porque a fumaça prejudica a saúde e a queima pode levar risco às pessoas”, disse Capitão Malheiros, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: