A Câmara Municipal realizou sessão solene nesta segunda-feira (23) alusiva aos 30 anos da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o presidente da seccional da OAB no Maranhão, Tiago Diaz, e o presidente da subseção da OAB de Caxias, Agostinho Neto, usaram a tribuna, de onde falaram sobre a importância das parcerias e diálogos institucionais, mas também reforçaram a defesa da democracia, que, segundo eles, está sendo constantemente atacada em âmbito nacional e que, por isso, é necessária a vigilância constante.

“Cada vez que a OAB em Caxias se torna mais visível, temos mais demandas, mais serviço. A gente está sentindo isso, porque a sociedade está procurando a OAB. Fico feliz porque esta é uma resposta da nossa atuação, e a Câmara Municipal que prestou essa homenagem à OAB. Nós queremos agradecer a todos os vereadores e ao prefeito que prestigiou a solenidade”, disse Agostinho Neto.

“Muito importante essa homenagem feita pela Câmara Municipal de Caxias à OAB, demonstrando que o poder legislativo reconhece o trabalho e a importância da OAB na defesa da democracia”, disse Adenilson Dias, procurador do município de Caxias.

“Nós agradecemos por esse reconhecimento que é extensivo a todos os advogados do estado do Maranhão. E dizer que precisamos ficar vigilantes, pois o preço da democracia é a eterna vigilância. Nós vivemos um momento de crise, onde muitos defendem a diminuição de direitos, a mitigação de garantias, muito extremismo, muito radicalismo, a gente tem visto a sociedade dividida. Isso faz nascer o perigo de rupturas democráticas e o enfraquecimento do estado democrático de direito. O caminho para superar isso é ter menos confrontos e mais encontros, menos radicalismo e mais diálogos, mais coesos e unidos é que nós cidadãos vamos superar tudo isso, mantendo as balizas do estado democrático de direito”, disse Tiago Diaz.

O prefeito Fábio Gentil, o líder do governo na Câmara, Sargento Moisés, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, lembraram da importância que a OAB e os advogados têm na administração da justiça e do respeito que se deve ter ao estado democrático de direito. Além disso, todos parabenizaram os mais de 500 advogados que compõem a subseção da OAB em Caxias, sendo eles os responsáveis por zelar ordenamento jurídico brasileiro.

“Temos que ter esse apego com a sociedade, porque devemos estar alinhados com os seus interesses e anseios. Assim como nós legisladores, a OAB também tem grande importância para os caxienses” destacou Sargento Moisés.

“É uma homenagem justa a uma instituição das mais antigas nesse país, que zela não só pela constituição, mas faz com que o cidadão tenha um advogado para se fazer justiça. E esta casa, que é uma casa do povo, tem a obrigação de reconhecer o valor das instituições. A OAB em Caxias completa 30 anos de bons serviços prestados ao município. Esta casa parabeniza e espera que a instituição cresça”, lembrou Catulé.

“A OAB de Caxias faz 30 anos, é uma história de vida, de lutas e batalhas. Nós conseguimos essa interação entre a OAB, o legislativo e o executivo, porque nós entendemos da participação mais efetiva na propagação das leis. A OAB é protagonista nessa história, então nós fizemos questão de participar dessa solenidade que marca um momento importante na história do nosso município. Hoje, sob a presidência do Agostinho em Caxias e do Tiago Diaz no estado, para nós é muito importante, porque existe uma parceria e não subserviência. Queremos deixar os parabéns à OAB”, disse Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: