SAÚDE – Equipe do CEAMI capacita profissionais em mais um encontro do Projeto Gestar
Nesta terça-feira (24), a equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Assistência Materno Infantil (CEAMI) realizou um encontro do Projeto Gestar em Coelho Neto, município que compõe a Região de Saúde de Caxias.
Participaram do momento médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Coelho Neto, Duque Bacelar e Buriti.
“O momento com o CEAMI foi pela necessidade de estarmos nos conhecendo, compartilhando saberes, pois tudo isso fortalece a nossa rede materno-infantil para reduzir na nossa região o índice de mortalidade”, destaca a secretária adjunta de Saúde de Coelho Neto, Gilmara Melo.
“Fico muito feliz de ter recebido a regional. A gente sabe que é aos poucos que vamos fortalecer o cuidado, a prevenção, o tratamento; na maioria das vezes é preciso ajustar a conduta, os protocolos de atendimento. Então esse encontro foi muito positivo, pois é importante que a regional sente e dialogue e construa protocolos cada vez mais eficientes para nossa gente”, disse Ravane Bastos, secretária municipal de Saúde de Coelho Neto.
Os palestrantes Dr. Francisco e a pediatra Dra. Nagyla falaram sobre a Sífilis na gravidez e Sífilis Congênita. O encontro também foi uma troca de experiência e conhecimento entre os profissionais.
“Abordamos aspectos com relação ao diagnóstico precoce, o tratamento e essa comunicação entre maternidade, Atenção Primária e o CEAMI, que é o serviço especializado dessas pacientes”, explica Dra. Nagyla.
O CEAMI cumpre sua função educacional por meio de alguns projetos de matriciamento, como o Projeto Gestar, que vem sendo garantia de aproximação e fortalecimento de vínculo entre profissionais com o objetivo maior de proporcionar melhor assistência aos usuários.
“É gratificante escutar de médicos o quanto o CEAMI tem contribuído com a assistência de gestantes e crianças de alto risco da região. Somado a isso, temos uma equipe espetacular, incansável por melhores resultados, frisa Kalyanne Paiva, coordenadora administrativa do CEAMI.
Veja mais fotos: