Setembro é o mês de combate ao suicídio e de valorização da vida. A campanha Setembro Amarelo, que este ano traz como tema “Todos pela Vida”, foi apresentada aos colaboradores do SAAE Caxias. A palestra educativa foi mediada pelo coordenador municipal da Rede de Atenção Psicossocial, o psicólogo Luís Fernando, que ressaltou a importância de estar atento ao comportamento dos colegas no ambiente de trabalho.

“Eu sempre digo, a menor mudança de comportamento de uma pessoa a gente já deve ficar em alerta. A pessoa está muito retraída e, até então, ela era brincalhona, era extrovertida, ela estava sempre ajudando as pessoas e, de repente, ela começou a se isolar, a não mais ajudar as pessoas, a não ter mais a vontade de realizar as atividades. Qualquer mudança de comportamento já é um sinal de alerta dentro do trabalho ou na família, locais em que as pessoas estão mais em contato com as outras”, afirma.

Segundo dados da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O psicólogo elogiou a iniciativa do SAAE Caxias em abrir espaço para uma temática tão importante e levar orientações para o ambiente de trabalho. “Uma pessoa doente psicologicamente não vai produzir no ambiente de trabalho. É preciso ter essa sensibilidade de entender o outro, o funcionário, que possa vir a pedir um afastamento do trabalho para se tratar porque não está na cara de ninguém que a pessoa está com depressão ou passando por um processo de adoecimento psicológico, mental”, frisa.

Durante a conversa, o psicólogo ressaltou a importância de os funcionários refletirem sobre os hábitos de vida, falou sobre a depressão – sinais, sintomas e tratamento – e deu dicas de como cuidar da saúde, que envolve os aspectos físico, emocional e espiritual.

O colaborador do SAAE Caxias, Rivaldo Marques, agradeceu pela oportunidade de se informar sobre um tema tão delicado. “Pra mim, uma palestra como essa é essencial. E chega pra gente por meio de um profissional que nos orienta, dá dicas e truques de como a gente deve se cuidar e se desviar dos obstáculos. A gente, como operário do SAAE Caxias, tem muito a lucrar com isso porque o nosso dia a dia tem sempre uma oportunidade pra repassar esse conhecimento para outras pessoas. E evita problemas de relacionamento em casa e no trabalho, evitando doenças e outros acidentes que possam ocorrer por causa de problemas psicológicos”, afirma.

“A gente só tem a agradecer ao SAAE por esse momento, por se preocupar com o funcionário. Uma palestra como essa é importante pra gente adquirir conhecimento e saber como se cuidar”, elogiou a colaboradora Edilene Ripardo.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,