A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), abriu oficialmente na noite dessa quinta-feira (26), no Complexo Turístico da Balaiada e com a participação da escritora homenageada Sharlene Serra, a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT). Dentre as autoridades municipais presentes, estiveram o vice-prefeito, Paulo Marinho Jr, representantes do Legislativo Municipal e secretários municipais de Caxias e de outras cidades, a exemplo de Bacabal, Peritoró e São João do Sóter.

O evento foi aberto com várias apresentações de escolas no palco principal, palestras e rodas de conversas, lançamento de livros e momento especial de autógrafos proporcionado pelos escritores. O público foi variado e participativo, como professores, alunos, universitários e população em geral.

As escolas fizeram diversas apresentações abordando o tema inclusão e ressaltando a forma literária de escrever da escritora Sharlene Serra. Maria do Socorro, aposentada, falou sobre a importância do evento.

“É a primeira vez que vim participar, e fiquei surpresa. Tudo muito bonito aqui na praça. Esse espaço ganhou vida nova, gostei dessa feira, tudo muito organizado”, ressaltou dona Maria do Socorro.

O aluno Gustavo Freitas, de 9 anos, destacou a importância de participar da feira. “Essa feira é muito boa! A nossa escola, que é a Magnólia Hermínia, participou, e eu conferi as outras também, conheci a escritora Sharlene e vi muitas coisas bonitas, como tendas de pintura, jogos e brincadeiras, gostei muito”, disse.

O Legislativo Municipal esteve representado por vários vereadores, a exemplo de: Darlan Almeida, Moises Holanda e Jerónimo Ferreira Cavalcante, que também é professor. “Esse momento deve ser comemorado. O prefeito Fábio Gentil e a secretária de educação, a professora Ana Célia, estão de parabéns. O prefeito por apoiar esse projeto e a secretária por pensar na inclusão, proporcionando a todos a igualdade, na sua forma de educar. A escritora escolhida Sharlene Serra foi uma excelente escolha”, frisou Jerônimo, vereador.

Cidades envolvidas no projeto da FLICT se fizeram presentes através de suas escolas ou com a presença de secretários, como foi o caso de Marcos Ferreira, secretário de educação de Bacabal, que participou lançando livros e palestrando. “Esse projeto da FLICT é muito bom para toda a região, eu gostei da ideia, das inovações aqui presentes. A secretaria de Caxias, Ana Célia, e o prefeito Fabio Gentil estão de parabéns por tudo, uma feira realmente espetacular”, lembrou o secretário.

Pensando em todas as vertentes da cultura maranhense, a FLICT trouxe inovações e parcerias que abrilhantaram a feira, como destacou a secretária Ana Célia Damasceno. “Esse ano fizemos diferente, convidados apoiadores, e o empreendedorismo se fez presente na feira com vários estandes e apresentações maravilhosas como a Banda Musical Euterpe Carimã e o Bumba Meu Boi de Maracanã, além de trazermos essa grande escritora Sharlene Serra que tem agradado aos alunos e professores. Mais uma vez, a FLICT consegue essa excelente desenvoltura”, comemorou a secretária da SEMECT.

“Quando recebi o convite para participar da FLICT de 2019, me senti orgulhosa por Caxias pensar no tema inclusão como forma de receber o alunado de maneira igualitária. A secretária de educação, professora Ana Célia, e a gestora de Gestão, Memória e Cultura me proporcionaram um grande presente. Caxias tem se tornado uma cidade inclusiva, percebemos que o prefeito tem esse olhar voltado para educação e isso e essencial para mudarmos nosso país”, disse Sharlene Serra.

O Executivo Municipal foi representado pelo vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Junior, que destacou a relevância do apoio à produção literária em Caxias e o fomento à cultura local e regional na II FLICT.

“A cidade fica muito grata com uma feira dessa magnitude, a secretária Ana Célia é competente no seu trabalho e faz com amor por ser professora, assim podemos perceber em cada stand esse amor à literatura, cultura e o carinho à educação. A FLICT 2019 está muito bonita é funcional, parabéns a todos”, disse o vice-prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: