Com a palestra do renomado consultor Prof. José Dornelas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), promoveu o IV Fórum de Educação Empreendedora nessa quarta (02). O evento ocorreu no Marília Eventos, em Caxias, pela primeira vez.

José Dornelas é um dos maiores especialistas em empreendedorismo do Brasil, como explica César Guimarães, gerente da Unidade Sebrae Caxias.

“O Sebrae prima por qualidade, e trazer o palestrante José Dornelas é uma prova de respeito a Caxias. E através de uma conversa com a secretária Ana Célia Damasceno, que tem uma visão empreendedora, ela sugeriu fazermos o Fórum em Caxias, e nós do Sebrae, que já temos uma parceria com a educação através do Projeto JEPP, resolvemos trazer a Caxias o Fórum de Educação Empreendedora, mostrando como empreender”, lembrou o gerente.

As escolas que implantaram o projeto como solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) já percebem uma temática diferente, que visa proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os primeiros nove anos da educação básica. Para a coordenadora pedagógica Maria Machado, da Escola Antenor Gomes Viana, os benefícios da implantação do projeto são visíveis.

“A Escola Antenor Viana, que é a escola piloto com o Projeto do SEBRAE JEPP, em parceria com a SEMECT, visa que os alunos aprendam o que é empreendedorismo desde criança para, assim, perceber na negociação comercial uma oportunidade administrativa, e aqui temos conseguido resultado positivos aliando a visão administrativa com a pedagógica, e para conseguirmos isso, os professores foram qualificados para essa modalidade de ensino”, frisou a coordenadora.

O curso JEPP é voltado para estudantes de 6 a 14 anos. O aluno Michael Santos, de 8 anos, falou de sua experiência.

“Estou fazendo demonstração de produtos e vendendo plantas. Aqui na nossa barraca temos ainda temperos e pasta de alho para serem vendidas, estou gostando de ser empreendedor”, disse o aluno.

Os pais dos alunos também acompanharam a palestra. Eles conseguem perceber o interesse dos alunos pelo empreendedorismo, como ressaltou dona Francisca de Sousa Carvalho.

“Eu percebi que meu filho se demonstrou mais responsável, dedicado e participativo. Antes ele era muito tímido, e hoje percebemos que ele é muito mais dedicado e atencioso no que faz”, disse dona Francisca.

Segundo Raissa Amaral, gerente da unidade de cultura empreendedora do Sebrae Maranhão, o projeto tende a crescer.

“Caxias é uma cidade que tem se empenhado em conseguir bons resultados. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação mostra o empenho em fomentar o empreendedorismo, e ano que vem já poderemos ter mais escolas envolvidas nesse projeto”, disse.

A secretária de educação, Profa. Msc. Ana Célia Damasceno, explica a grandiosidade desse projeto nas escolas.

“Hoje as escolas têm que proporcionar meios de atrair e formar os alunos com as melhores bases educacionais e todos os projetos que visem melhorar resultados educacionais. Nós estudamos se é viável, e o Jovens Empreendedores Primeiros Passo é um projeto de extrema importância, pois essa parceria mostra, após um ano, bons resultados. Agora nossa meta é expandir para outras escolas”, afirmou a secretária.

Abordando temas pertinentes à educação empreendedora, o consultor José Dornelas explicou que investir na criança como propagadora de ideias de empreendedorismo pode gerar excelentes frutos, que amadurecerão futuramente.

“É uma oportunidade para falarmos com os professores, que são os grandes protagonistas da educação empreendedora, de metodologia inovadora, e assim conhecer as novidades que existem no mundo e no Brasil e compartilhar com todos essa experiência. Estimulando desde cedo o empreendedorismo, só conseguiremos bons resultados. Se fomentarmos essa ideia só iremos oportunizar mais uma visão de novas experiências”, explicou o palestrante.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,