Teve início em Caxias nesta segunda-feira (07) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que é de nível nacional, indo até 25 de outubro. A campanha é seletiva, ou seja, apenas quem ainda não se imunizou receberá a vacina contra a doença.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Verônica Aragão, explicou que a vacinação será feita em duas etapas. Nesta primeira, serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

“Se há uma criança que falta um dia para completar 5 anos, ela ainda está enquadrada dentro do público que receberá a vacina. Se já completou 5 anos e já tomou as duas doses, não será necessário vacinar”, explicou a coordenadora.

É importante que a caderneta de vacinação seja levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) a fim de identificar quantas doses a criança precisará tomar ou se não será necessário.

A coordenadora reforçou a importância de as mães levarem as crianças para serem imunizadas, tendo em vista um caso de Sarampo que foi diagnosticado em Caxias em um bebê de 7 meses que não foi vacinado. Além disso, a vacina evita a disseminação do vírus.

“As mães com bebês a partir de 6 meses devem levá-los para vacinar, então apelamos para que as mães procurem a UBS para fazerem essa vacina”, reforçou Verônica Aragão.

As metas de imunização são diferenciadas, sendo 1.303 doses para bebês de 6 a 11 meses e 972 doses para crianças de 1 a 4 anos. A meta total da primeira fase da campanha corresponde a 2.274 doses.

As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs de Caxias, nas zonas urbana e rural.

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: ,