Seguem por todo mês as ações da campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias, que tem realizado o dia “D” de ações preventivas contra o câncer de mama e do colo do útero, além de momentos de descontração com música ao vivo.

Cantora Adrya Amanda, USB Itapecuruzinho.

Desta vez, as UBSs dos bairros Itapecuruzinho e Cangalheiro ressaltaram junto aos usuários a importância da prevenção, dentre elas a prática de atividade física, como explica Layany Vieira, profissional da área que esteve presente na UBS do Itapecuruzinho.

“A atividade física é uma ferramenta para a prevenção e recuperação das pessoas diagnosticadas com câncer. Quanto mais se movimentar o corpo, maior será a proteção”, explica Layany Vieira.

Ela também orienta que as pessoas “realizem atividade física como parte da rotina, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhada, andar de bicicleta, dançar e nadar, com orientações de um profissional de educação física”.

A residente de Enfermagem da UEMA, Kalyane da Conceição, ressaltou em sua palestra na UBS do Cangalheiro a valorização da saúde mulher, a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além do diagnóstico precoce.

“Foquei nos fatores de risco, as formas de prevenção, como o exame clínico das mamas, e o diagnóstico precoce”, completou.

A usuária Maria do Socorro, da UBS Itapecuruzinho, parabenizou as ações. “Estou achando lindo demais, tudo ótimo. Faço todos os anos o autoexame”, ressalta.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,