A Banda Marcial Euterpe Carimã, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), teve sua primeira apresentação no dia 7 de setembro em Caxias. A Banda homenageia o maestro caxiense Raimundo Carimã.

“Nós homenageamos Raimundo Carimã, o maestro caxiense que fundou a primeira Banda Marcial da cidade. Essa banda passou muito tempo ativa, animando o povo, pessoas de todas as idades, mais de 100 anos ativa. E, depois de muitos anos, a gente vem, por meio da secretária Ana Célia Damasceno, nós reativamos e estamos representando a cidade”, frisa Neto Carvalho, maestro.

Atualmente, a banda conta com 80 integrantes. Eles ensaiam com todo o empenho, em frente ao Centro de Cultura, para bem representar Caxias na capital do estado, São Luís, no Campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras, que acontece no próximo dia 16 de novembro. A maioria dos estudantes já vem de uma experiência musical importante em suas escolas. Os alunos estão ansiosos para participar da competição.

“Eu já tocava no Emília Costa, na Escola José Castro, e agora na Banda Marcial. É um sonho se realizando em participar da banda marcial da prefeitura, que pode me levar mais longe do que eu pretendo ir”, disse Erika Jheyse.

“Pra nós é um prazer imenso ter recebido o convite pra integrar a banda. Nós já participamos no 7 de setembro e na FLICT, mas agora nós temos a oportunidade de levar o nome da cidade para São Luís. Primeiro foi aqui, agora a gente vai ter como saber como estamos aqui em Caxias. Eu tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho lá”, disse Filipe Oliveira, ritmista da Banda Marcial.

“É uma forma muito grandiosa ir na frente levando o nome da banda. Esse campeonato vai mostrar que os alunos de Caxias têm um grande potencial”, frisa Érica Araújo, integrante da Banda Marcial.

O maestro Jhony Rios, da Banda Lira Municipal, também ajuda nos ensaios e acredita que os integrantes da Banda Marcial Euterpe Carimã vão fazer bonito.

“Esse Campeonato Maranhense vai ser muito importante. Eu estou aqui para colaborar. Nós vamos pra buscar ganhar, estamos indo com um bom repertório variado, com música pra todos os gostos. E, com certeza, a gente vai firme nesse campeonato”, reforça Jhony Rios.

Para o maestro Neto Carvalho, a participação no campeonato é um sonho alimentado há algum tempo que, aos poucos, vai se transformando em realidade. A banda quer alçar voos maiores, pois a banda vencedora vai representar o Maranhão no Campeonato Norte e Nordeste, que será disputado na Paraíba.

“Nós temos 85 integrantes, entre ritmistas, corpo coreógrafo, dentre outros. Lá para o concurso, como vamos disputar a classe master, vamos levar 30 ritmistas e mais balizas, instrumentos de sopro, o que dá uns 55 integrantes. É um fato histórico porque marca a oportunidade da banda disputar um campeonato estadual. Esse é um sonho de criança que eu sonho com uma competição nesse nível. Nós vamos dar o máximo e mais um pouco para representar nossa cidade, para atingirmos o pódio”, afirma o maestro.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,