A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres instalou um Ponto Rosa no Mirante da Balaiada para chamar a atenção das mulheres e homens para a importância da prevenção contra o câncer de mama. Quem está enfrentando o problema sabe muito bem porque é importante prevenir.

“Eu descobri que tinha câncer em 2014, fui pra São Luís, tirou toda a mama, aí hoje eu faço um acompanhamento. Eu estou aqui pra dar um recado para as mulheres de que a prevenção é a melhor coisa que a gente pode fazer. Eu descobri no início, mas por questões não fiz como era pra fazer e tive que tirar a mama. Então, eu digo que é importante prevenir, a prevenção é o melhor remédio”, lembra Ana Maria, paciente em tratamento.

Além de música ao vivo, o evento também contou com a apresentação do balé do projeto Arte e Música, que visa conscientizar desde cedo as crianças sobre os cuidados com a saúde, iniciação artística e empoderamento feminino.

“Ele é um projeto que trabalha o empoderamento das meninas desde a infância e tem essa missão de, além de tornar as meninas bailarinas, torná-las também cidadãs”, disse Nando Santos, professor do projeto.

“É um prazer participar do projeto. A gente está se desenvolvendo muito e os professores são maravilhosos”, frisa Evane Dias, aluna.

“É muito divertido, além de ser uma profissão que a gente pode ser, uma bailarina, a gente se diverte e aprende bastante”, disse Waleria Maria, aluna.

Quem foi ao Mirante destacou a importância da iniciativa. Além disso, ficou sabendo que entre os dias 21 a 25 de outubro a Carreta da Mulher do Governo do Estado vai estar em Caxias com mamógrafo para prestar atendimento gratuito para todas as mulheres.

“É muito importante ações como essas porque contribui com a gente a vida toda. Nós mulheres temos que buscar a prevenção sempre”, disse Regina Rodrigues, mãe caxiense.

“Na verdade, nós já estamos em campanha. Mas, a partir da próxima semana, vamos intensificar as ações, vamos ter um Aulão Rosa dia 19 na Praça Dom Luís Marelim. Nós faremos uma bela Caminhada Rosa no dia 29 de outubro. O momento mais importante para as mulheres será a vinda da Carreta da Mulher entre os dias 21 e 25 de outubro”, ressaltou Aureamélia Soares, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: