A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude foi ocupada pela jovem Amanda Pricila. Na ocasião, o secretário Arthur Quirino apresentou a equipe de trabalho e também alguns projetos que funcionam dentro da pasta, a exemplo da Banda Lira Municipal, que fez uma apresentação para recepcionar a nova secretária.

“É indescritível, a gente percebe pelo olhar e pela emoção. É uma menina de 11 anos que está sentindo a sensação de ocupar as 5 pastas que nós ocupamos, e nós recebemos de braços abertos. Nós incentivamos projetos como esses e nós ajudamos a fortalecer todos os aspectos possíveis, tanto no âmbito emocional, quanto no âmbito profissional”, afirma Arthur Quirino.

“Esse projeto faz parte de mim pra todas as meninas. O que a menina quiser ser quando for adulta, ela pode. Eu fiquei emocionada que chorei, eu nunca tinha passado por essa experiência e hoje eu estou aqui”, disse Amanda Pricila.

“Fico admirado com esta menina porque ela tem muita vontade. Eu quero só agradecer a ela pela boa vontade dela, e que ela seja feliz”, afirma Jaime de Jesus, representando a Banda Lira Municipal.

Além da família, a garota estava acompanhada dos representantes de outras secretarias municipais envolvidas no projeto, da escola onde a menina frequenta, dentre outras pessoas.

“Tanto vai ser bom pra vida dela, quanto vai ser bom pra outras meninas. Elas podem ocupar qualquer cargo, basta ter força de vontade”, frisa Francisca Silva, mãe de Amanda.

“É uma grande satisfação para nós, quero agradecer a toda a equipe do Mãos Amigas. Acreditamos que essa experiência vai repercutir dentro do projeto porque as demais meninas vão se espelhar nela”, reforça Rona Larissa, supervisora do projeto Mãos Amigas.

“A Assistência Social sempre busca parcerias de sucesso. A Amanda para nós é motivo de orgulho enquanto menina, e enquanto usuárias do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e, agora, secretária de Cultura”, frisa Aline Rainara, representante da SMADS.

O Projeto #MeninasOcupam é uma das ações executadas pela Plan Internacional e consiste em permitir que a menina ocupe o lugar de uma liderança pública ou privada a fim de incentivá-la a seguir seus sonhos. Em Caxias, o projeto é tocado pela Coordenação Municipal de Juventude.

“O #MeninasOcupam é um movimento que serve para incentivar as meninas a ocupar cargos em instituições e organizações políticas e em empresas. A menina ocupa o cargo de liderança e  com isso, ela vai mostrar a sua potencialidade e levar a sua demanda e a demanda da comunidade no lugar que ela vai ocupar”, ressalta Maria Caroline, representante da Coordenação Municipal de Juventude.

“É um projeto muito valorizado. Inclusive, ano passado as meninas ocuparam a Câmara Municipal. No primeiro momento foi no Guiomar e, em seguida, fomos para a Câmara. É um impacto emocional grande, e nós estamos felizes, porque Amanda é uma menina maravilhosa e tem uma família maravilhosa”, disse Ironeide Gonçalves, coordenadora pedagógica da escola Guiomar Assunção.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: