A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, realizou neste sábado (19) o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que, em Caxias, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foi realizado em outros pontos estratégicos para receber o público que estava dentro da faixa vacinal de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Na UBS da Volta Redonda, por exemplo, compareceu um grande números de pais, que levaram os filhos para receber a imunização e atualizar a caderneta de vacinação.

Lilian Silva, moradora da Volta Redonda, lembrou que sempre traz “os filhos em todas as campanhas, tenho 5 filhos e sempre tenho o mesmo cuidado com todos eles, por isso eu sempre digo para as minhas amigas que façam o mesmo com os filhos delas, pois não custa nada e é nossa obrigação como mãe”.

Priscila Carneiro, enfermeira da UBS da Volta Redonda, destacou que a unidade foi muito procurada tanto no Dia D quanto desde o dia 7, quando teve início a campanha. “Nós, profissionais de saúde, ficamos muito felizes em saber que os pais têm essa consciência de que se deve buscar o serviço de saúde para imunizar os seus filhos”, frisou.

A enfermeira da UBS Cohab, Nayra Marques, lembrou da importância da atualização vacinal. “Recebemos também alguns pais que vieram tirar dúvidas, fazer a triagem e verificar se a criança estava com a caderneta de vacinação em dia.  Esse Dia D é muito importante, principalmente para as pessoas que não dispõem de tempo durante a semana”.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Veronica Aragão, lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado muito para que toda a campanha fosse realizada dentro do esperado. “Hoje foi um dia muito importante para os pais e seus filhos, pois a vacinação é a única forma de evitar o Sarampo, e graças a Deus ocorreu tudo dentro do esperado”.

Para esta etapa da campanha, que teve início dia 7 e segue até 25 de outubro, o município recebeu 3.246 doses da vacina tríplice viral, que é uma vacina trivalente protegendo contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola. A meta de vacinação é de 2.274 crianças até o fim da campanha.

Vale lembrar que a próxima etapa da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro. Nesta etapa, também será realizado o Dia D em 30 de novembro, quando, mais uma vez, a rede municipal de saúde estará disponibilizando as UBSs para receber o público-alvo, que será as pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Veja na reportagem:

Veja mais fotos: