O fim de semana foi marcado por várias ações promovidas pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em alusão ao mês de combate e prevenção ao câncer de mama. A campanha em Caxias está movimentando o público feminino, com ações voltadas a práticas de atividades físicas, esporte e dança.

No sábado (18), a Praça Dom Luís Marelim recebeu no início da noite o “Aulão Rosa”, com as integrantes do programa Mulheres em Movimento. Elas deram um show de alegria e simpatia, tudo de forma sincronizada, capitaneadas pelos coordenadores de cada um dos 17 polos. Para a dona de casa Jacilene Macêdo, a atividade reforça a importância de cuidar da saúde. “Eu estou muito feliz em estar aqui, a dança e a música liberam uma sensação muito boa na gente e, com certeza, a autoestima ajuda a combater a doença”, destacou.

Um palco foi montado para receber as atrações, a exemplo do grupo X-Treme, que deu um gás a mais nas participantes. Ninguém ficou parado e a energia do grupo contagiou quem estava acompanhando nas arquibancadas ou passava pela praça. “Não tem como ficar parado, tá muito boa essa ação promovida pela Prefeitura de Caxias, todos estão de parabéns pela ação que valoriza a saúde da mulher”, pontuou a vendedora Camila Suellen.

Durante o Aulão, uma parada rápida para apresentação de uma performance de teatro com personagem representado de forma lúdica a luta das mulheres contra o câncer de mama.

Já no domingo (20), a Secretaria da Mulher realizou o primeiro Torneio Rosa de Queimado, com a participação de 9 times no Ginásio Governador João Castelo durante todo o dia. A ação teve o objetivo de levantar a bandeira da prática de atividades físicas para uma vida saudável e valorizar a modalidade esportiva, que está em alta em Caxias.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou da abertura da competição que reuniu dezenas de jogadoras. Fábio destacou o empenho do poder público em valorizar as mulheres e dar dignidade de vida. “Essa atitude da prefeitura e Secretaria da Mulher só engrandece nosso município, pela primeira vez este torneio é realizado, valorizando o esporte e as praticantes e fazendo essa interação, além de praticar no Outubro Rosa a conscientização”, pontuou Fábio Gentil.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Aureamélia Soares, a intenção desses eventos é mostrar para as mulheres que o poder público se preocupa com elas e dá o total apoio para realização de atividades que tem por objetivo motivá-las para uma vida melhor e com mais qualidade. “A competição do Queimado, por exemplo, foi uma atividade saudável e competitiva. Quero agradecer à Prefeitura Municipal de Caxias, a todos os outros colegas secretários pelo apoio, e não posso esquecer de reforçar: cuide-se, mulher, previna-se!”, destacou Aureamélia Soares.

As jogadoras agradeceram à prefeitura pela idealização do torneio e a forma de trabalhar a campanha na promoção de saúde. “Nos sentimos acolhidas com essa iniciativa. Antes a gente jogava pelas ruas nos bairros, e a realização desse torneio é uma forma de valorizar a gente e ao mesmo tempo reforça a importância de mantermos uma boa saúde contra essa doença que é traiçoeira”, disse Nailma Carvalho, jogadora de Queimado.

Veja na reportagem: