Assim como ocorreu na Secretaria Municipal de Infraestrutura esta semana, quando a jovem Francisca Beatriz, de 15 anos, foi empossada no cargo de Secretária Municipal de Infraestrutura, ocupando o cargo que é do engenheiro Murilo Novais, o 2º Batalhão de Polícia Militar de Caxias também recebeu o movimento #MeninasOcupam.

No Quartel da Polícia Militar, o Cel. Márcio Silva passou o comando à jovem Olga Batista, que foi acompanhada da família e coordenadores do movimento.

“É algo muito grande porque estou representando outras garotas, eu estou muito nervosa com isso. Mas acredito que será muito importante na minha formação”, ressalta Olga Batista, Cel. Mirim da PM.

“O projeto é de suma importância, na medida em que ele empodera essas meninas a ocuparem esses espaços. É importante dar visibilidade a essas meninas desde cedo”, afirma Brígida Batista, mãe de Olga.

“Quero agradecer à Coordenação da Plan e da Coordenação de Juventude do município por permitir que a gente divulgue o quadro vocacional das crianças e adolescentes. Isso é uma grande honra pra nós e, por acaso, ela é aluna do Colégio Militar”, disse Márcio Silva.

O movimento #MeninasOcupam da Plan Internacional tem à frente a Coordenação Municipal de Juventude em Caxias e foi um dos mais bem executados no Maranhão em 2019, dando a 30 meninas na zona urbana e 10 na zona rural a oportunidade de assumirem funções públicas e privadas.

Uma delas foi a jovem Franciele de Sousa, que ocupou o cargo de diretora da unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Caxias. “É muito importante para nós que futuramente vamos estar no mercado de trabalho”, disse.

“Nós estamos atingindo o nosso objetivo de desenvolver o projeto com sucesso e dar visibilidade à nossa coordenação. A gente fica feliz por ter sido a cidade que está com esse trabalho mais intenso. Temos 30 meninas na zona urbana e 10 na zona rural ocupando os cargos também”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude de Caxias, ligada à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Que bom por Caxias estar engajada nesse projeto. Nós da Organização Plan estamos orgulhosos em termos municípios parceiros como Caxias, que permite a essas meninas a ocuparem cargos de liderança e poder”, frisa Karla Fernandes, gerente da Plan em Codó.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: