A Prefeitura de Caxias, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizada em oferecer atendimento às mulheres caxienses. No início da semana, por dois dias, os atendimentos ocorreram no povoado Brejinho, onde mais de 500 mulheres receberam a atenção dos profissionais da carreta. Já na zona urbana, os serviços de saúde começaram nesta quinta-feira (24) e seguem até hoje (25) na Praça do Pantheon, Centro de Caxias.

“Nós estamos fazendo uma triagem. A maioria é relacionada à refração, exames de graus, mas tem alguns casos que são carne no olho e a gente encaminha para os atendimentos específicos. Para as pessoas que trabalham no dia a dia com computador ou que estudam, o correto é fazer o exame anualmente”, frisa Edilson Alencar, oftalmologista.

“Eu utilizei a técnica ventosa, e é uma técnica muito boa, eu gostei muito porque saí sem dor. Gostei muito dos atendimentos oferecidos para as mulheres. E você, mulher que está em casa, venha para a Praça do Pantheon porque tem atendimento até este dia 25 de outubro para todas”, disse Edenise Freitas, usuária.

“Eu gostei muito do exame de vista, e agora vou fazer limpeza de pele, cabelo e citologia. Esse exame é bom porque é grátis. Essa carreta veio nos trazer muitas coisas boas”, frisa Joanilda Santos.

“Durante todo o ano fazemos ações nesse sentido, mas como é o Outubro Rosa, o mês específico da mulher, onde a gente chama a atenção para que ela possa se auto examinar, nós pedimos que elas se conscientizem e venham fazer a prevenção. Nós temos clínicos gerais, pediatras, fisioterapeutas, venha pra cá, porque você também vai ter a oportunidade de se embelezar”, frisa Socorro Melo, secretária Municipal de Saúde

A meta é chegar a 3 mil atendimentos. Além de serviços de saúde, como médico, fisioterapia, ginecologia, dentre outros, as mulheres também estão recebendo atenção na área da beleza para dar um ganho no visual.

“Nós ficamos sabendo que Caxias estava recebendo esse atendimento, e nós queremos participar dessa parceria. Neste dia 25, nós devemos trazer alguns pacientes para também serem atendidos”, frisa Analídia Bacelar, secretária municipal de Saúde de Afonso Cunha.

“No povoado Brejinho, mais de 500 mulheres foram atendidas, e no Centro de Caxias estamos fazendo os atendimentos. Além da mamografia, temos oftalmologia, pediatria, imunização para adultos e crianças. Então, aproveite essa oportunidade, é um momento de conscientização porque nós precisamos nos cuidar, porque você sabe que o câncer de mama é o mais agressivo”, lembra Aureamélia Soares, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“É uma ação muito importante que o governo tem com os municípios, onde a gente leva mais saúde para as mulheres, além das palestras”, afirma Fernando Lobato, coordenador da Carreta da Mulher.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, visitou os serviços oferecidos, conversou com as mulheres e lembrou da importância da parceria entre Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado.

“Nenhum órgão consegue administrar sozinho. Nós agradecemos ao Governo do Estado por colaborar nessa força tarefa para ajudar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Nós estamos aqui para enaltecer a todas as mulheres por estarem se prevenindo. Os exames são periódicos dentro do município, mas a Campanha Outubro Rosa dá um momento diferente para esta mobilização. Fazendo os exames preventivos e diagnosticando, as mulheres estarão mais protegidas”, disse Fábio Gentil.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: , , , ,