EDUCAÇÃO – Menina Maria Luíza do povoado Cabeceira de São Pedro toma posse como Secretária de Educação Mirim 2019
A solenidade que marcou a posse da 2ª edição do Concurso Secretária de Educação Mirim 2019 em Caxias foi realizada no auditório da prefeitura, sendo prestigiada por professores, alunos, gestores escolares, secretários municipais e vereadores. A escolhida foi Maria Luiza, da escola João Santino, do povoado Cabeceira de São Pedro, 3º Distrito, que escreveu a melhor redação para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). A faixa foi transmitida pela secretária de Educação Mirim de 2018, Edilene Lopes.
“Eu disse na redação o que a nossa escola precisava, como quadra, brinquedoteca, carteiras. Já conseguimos as carteiras, e foi muito bom para mim, meus amigos e para todos”, disse Maria Luíza.
“Eu gostei e foi uma aventura pra mim participar desse projeto. Eu tive contato com a secretária Ana Célia e conheci todo mundo”, lembra Edilene Lopes, secretária Mirim 2018.
“Eu acho que vai contribuir muito pra ela. Acredito que por meio desse trabalho ela pode crescer mais ainda”, disse Socorro da Silva, mãe de Maria Luíza.
“Estamos imensamente felizes. Quero agradecer esse prêmio da Maria Luíza aos 250 alunos que estão todos os dias na nossa escola em busca de um futuro melhor, aos 23 professores, zeladores e vigias, além da comunidade. Agradeço ao nosso prefeito Fábio Gentil, ao vereador Catulé e à Secretária Ana Célia Damasceno”, afirma Samara Sousa, gestora da escola João Santino.
O concurso é organizado pela Coordenação de Memória e Cultura e visa envolver a família e incentivar a leitura e a escrita junto às meninas, além de oportunizar a experiência de ocupar um cargo de gestão. Durante a solenidade, todos foram animados pela Banda Marcial de Caxias, Euterpe Carimã. A jovem também encontrou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, de quem recebeu os parabéns.
“Na verdade, estamos na 2ª versão do Concurso Secretária Mirim. Não é uma alegria aleatória, mas ela advém de uma conquista através da produção textual. O processo é vasto, são todas as escolas inscritas e todas participam. Nós criamos uma comissão que analisou. Hoje, coroando, nós ficamos felizes e a secretária mirim já começa com uma agenda, ela vai entregar o mobiliário novo da sua escola, o compromisso de atender algumas demandas. Nós estamos vendo que a SEMECT tem trabalhado para fazer da melhor forma possível a educação” afirma Francigelda Ribeiro, gestora de Memória e Cultura.
“Em tempos de crise no país, onde o Governo Federal não envia recursos para os municípios a contento, nós produzimos com o que temos, e o resultado é esse, as escolas se unindo, a Câmara Municipal apoiando, o prefeito dando total apoio para que a gente possa estimular o aluno a participar”, frisa Catulé, presidente da Câmara Municipal.
“Nosso objetivo é fazer com que as meninas nessa idade de 8 anos tenham mais possibilidades, que elas possam acreditar em si mesmas, acreditar no seu potencial, acreditar que educação é o caminho, e precisamos fazer com que cada criança queira estudar. Cada criança que teve sua redação escolhida jamais esquecerá, isso é um ponto de apoio pra ela seguir no caminho do bem, no caminho da educação”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.
“É muito importante essa valorização das meninas de Caxias. Com isso, a gente está plantando uma semente para o futuro. Quero dar os parabéns à Maria Luíza, e que ela possa aproveitar o máximo dessa experiência, que vai contribuir com sua vida inteira. Nós estamos investindo na educação de Caxias e incentivar as crianças é um passo importante para construirmos a cidade que a gente quer”, afirma Fábio Gentil.
Veja mais fotos:
Veja na reportagem: