A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) antecipou a reforma e os reparos da parte elétrica e estrutural do Centro de Ensino Infantil Maria das Neves Coutinho – “Mãe Preta”, localizado no bairro Vila Lobão. A creche foi inaugurada em janeiro de 2015, na gestão passada, através de um convênio com o Governo Federal, mas já precisou de serviços na parte elétrica.

A pedido da direção da unidade de ensino, foram solicitado ao município, através de ofício, reparos estruturais e na parte elétrica, pedido que foi prontamente atendido. “Constatamos que o material colocado na construção, por conta da má qualidade, já precisa de reparos e prontamente nosso pedido foi atendido pela secretária de educação Ana Célia Damasceno”, disse Marta Alves, coordenadora pedagógica.

Algumas portas das salas de aulas e de outros cômodos da creche também foram trocados, para dar mais conforto aos alunos. As cadeiras antigas foram substituídas por novas, o que, segundo a professora Marise Mesquita, garante conforto para os alunos e professores. “O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, tem compromisso com a educação, porque pedimos através de ofícios e a resposta está aqui, com novas cadeiras, afinal, educação precisa ter comodidade e conforto para que todos se sintam bem”, pontuou a professora.

Ainda sobre a parte elétrica, os profissionais que prestam serviço para a SEMECT encontraram erros na construção da instalação elétrica subterrânea, realizados na gestão passada, e foi necessária a correção. “Dentre as irregularidades que encontramos, aqui está a profundidade das caixas por onde passam os fios, a grande maioria tem mais de um metro de profundidade e isso atrapalha a manutenção, além dos fios ‘emendados’, o que pode provocar incêndios”, disse Estevão Filho, eletricista.

Para dar segurança aos alunos, facilitar os trabalhos e dar agilidade na troca de toda parte elétrica do prédio, as aulas foram suspensas para que os profissionais eletricistas pudessem atuar. No entanto, as aulas já foram retomadas na manhã desta quarta-feira (30). Para não atrapalhar o calendário escolar, os 269 alunos atendidos pela U.E.I. Maria das Neves Coutinho – “Mãe Preta” terão aulas aos sábados, a fim de cumprir todos os dias letivos.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,