O Mirante da Balaiada está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo. Lançado pelo Ministério do Turismo em setembro, a premiação identifica, reconhece e premia iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Promovida em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação, de caráter simbólico, será concedida na forma de troféus.

“Nós inscrevemos o Mirante da Balaiada na categoria ‘Aproveitamento cultural para o turismo’. Aqui a gente tem vários elementos: temos a história da Balaiada; temos o Memorial; a gente realiza muitos eventos culturais; temos gastronomia e o Mirante é uma referência para a cidade. A ideia é também a gente mostrar como uma cidade do Maranhão tem coisa boa pra ver aqui em Caxias”, frisa Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo de Caxias.

Desde que foi inaugurado em abril de 2018, o Mirante recebe novos visitantes diariamente. É o caso de Paulo Renato, gestor escolar de Parnarama que veio comemorar o aniversário da filha.

“Hoje o Mirante da Balaiada é o maior centro turístico de Caxias. Estamos aqui hoje pra comemorar o aniversário de minha filha, ela pediu. E aqui superou as minhas expectativas, meus parentes já visitaram e me indicaram”, disse Paulo Renato.

“Eu gostei muito. Quando eu chegar em casa, vou dizer pros meus amigos que aqui tem coelhinhos, que é bonito”, disse Riana Moura, filha do Paulo Renato.

O Mirante também é fonte de renda para muitos.

“O Mirante é um presente para os artesãos e hoje é fonte de renda para todos nós”, disse Railson Cardoso, artesão.

Além de ser deleite para muitos outros, o ponto turístico disponibiliza trilhas, jardim botânico, praça de alimentação, artesanato, córrego artificial, visitações, valorização da história da Balaiada, encontros, uma vista deslumbrante e o contato com a natureza.

“Pro pessoal que vem de fora e pro pessoal da cidade, aqui ficou um ambiente agradável, arborizado, e ver o nome de Caxias fora da cidade para nós é um prêmio”, frisa Pedro Wandreson, visitante.

O Mirante já é um dos finalistas do prêmio. O resultado será divulgado dia 5 de dezembro em Minas Gerais.

“Quando o prefeito Fábio Gentil teve a ideia de criar o Mirante da Balaiada, ele teve uma ideia muito feliz, porque o turismo hoje gera muitas oportunidades, e Caxias é rica em gastronomia, rica em história e nós iremos mostrar isso para o país”, frisa Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,