Na noite dessa sexta-feira (08), no pátio do Educandário Eva Silva Magalhães, ocorreu o evento denominado “EJAI – Práticas que Educam”. O objetivo foi prestigiar os relatos dos alunos sobre suas vivências, oportunizando aqueles que não apresentaram suas experiências no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA), em seminário realizado entre os dias 17 e 18 de julho, com a participação de várias escolas.

Os alunos foram homenageados e receberam um certificado com a prática de escrevivência. Estiveram presentes professores, coordenadores de setores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), a coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e apoiadores do projeto. A coordenação orientou a direção das escolas para que pudessem solicitar de seus alunos suas experiências de vivência para, assim, relatar em um momento oportuno e especial, que teve sua culminância nesse evento.

No município, cerca 51 escolas participam do EJAI, uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. O programa é destinado a jovens, adultos e também idosos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. Observando vários tópicos, a equipe do EJAI promoveu momentos especiais de relatos feitos por alunos que participam do programa dentro das escolas, a exemplo da aluna Maria das Dores.

“Eu adoro estudar aqui no Educandário Eva Silva Magalhães, se eu pudesse estudava sempre, gosto muito de estar aqui com essas professoras, onde somos bem tratadas. Vale a pena ter mais essa oportunidade de aprender e falar de nossas experiências de vida através do que aprendemos”, disse Maria das Dores.

A presença de profissionais da coordenação do EJAI faz um trabalho primoroso, com foco na educação de jovens, adultos e idosos, promovido pela SEMECT, que é realizado na prática por professores dentro de cada escola, oportunizando alunos a continuar seus estudos e fazê-los ter novas oportunidades, como explica a professora Márcia Cristiane.

“Hoje aqui foi uma formação da escrevivência do senhor Cícero, um aluno idoso que conta sua vida através de relatos vividos, através de tudo que ele já conseguiu aprender com as aulas. É o primeiro ano dele na escola e ele tem conseguido muito êxito, e isso é muito satisfatório para todos nós, pois ele pode expor a todos o que já vivenciou e aprendeu”, lembra a professora.

Para o aluno Cícero Batista Lopes, que recebeu o certificado de formação pela suas escrevivências, o estudo muda a vida das pessoas.

“Eu acho que é muita vantagem, porque eu não escrevia quase nada, hoje eu já sei escrever e ler. Tudo mudou na minha vida e, aqui, todos me tratam muito bem e com muito carinho. Estou feliz por esse momento, estou orgulhoso por aprender a ler, assim eu posso ser independente dos outros. Eu sei que é bom trabalhar, mas o estudo muda a vida das pessoas, sem o estudo, nós não somos nada”, frisa Cícero.

Segundo a gestora adjunta da escola, Magna Pinheiro, esse é um projeto maravilhoso, através do qual todos conseguem ter bons resultados.

“Hoje é um momento importante, onde a nossa escola recebe um certificado pelos serviços dedicados ao EJAI e também pela certificação do senhor Cícero Batista, que, através de suas escrevivências, também foi ofertado por sua dedicação ao estudo, mostrando que para aprender não tem idade”, disse.

“Esse projeto de escrevivências na ‘EJAI – Práticas que Educam’ são histórias de superação, onde cada aluno pode relatar suas vivências através da escrita, após conseguir a sua alfabetização, e isso é satisfatório e maravilhoso. Nós da EJAI só obtivemos sucesso porque tivemos o apoio total da secretária de educação, Profa. Ana Célia Damasceno, que nos proporcionou esse momento para vivenciar grandes feitos nas escolas onde há o EJAI. O Governo Municipal se preocupa de fato com a educação, o prefeito Fábio Gentil tem um olhar carinhoso para projetos que oportunizam o cidadão a mudar de vida através da educação”, afirma a coordenadora Silvana Sales.