O município de Caxias foi mais uma vez agraciado com o Prêmio Medi Dente, que em 2019 chegou à sua 13ª edição. O evento é realizado pela Assessoria de Comunicação Médica (ACLEMED) e Revista Saúde News Nordeste.

“O Medi Dente já é uma premiação consolidada. Agregamos o Programa Saúde da Família com especialidades odontológicas, para aprimorarmos cada vez mais o atendimento de excelência nesta área”, frisou Vera Baldez, presidente da ACLEMED.

A entrega do Prêmio Medi Dente 2019 ocorreu no Hotel Luzeiros em São Luís (MA), na noite do último sábado (9). Representando Caxias, estiveram presentes a secretária de saúde, Drª Socorro Melo, equipes de saúde bucal, saúde da família e coordenadores destas duas áreas.

A entrega de troféus aos indicados simboliza a honraria, reconhecendo e valorizando anualmente iniciativas e profissionais que priorizam a qualidade do atendimento odontológico prestado à população na rede pública de saúde.

“Em 8 meses da nossa gestão, estamos buscando parcerias em prol do dentista, organização da classe, valorização da profissão e fazendo com que a população entenda a importância deste profissional na saúde global, uma vez que ele não cuida apenas da boca, pois a maioria das doenças, os problemas cardíacos, vêm da boca e nós precisamos defender o paciente e, ao mesmo tempo, ser parceiros dos odontólogos”, enfatizou Rafael Nunes, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão.

Nos últimos 13 anos de entrega do prêmio, importantes mudanças impactaram na assistência odontológica, devido à implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

Para Nayra Cristina, coordenadora de Saúde Bucal de Caxias, “foi um momento muito importante para a categoria e, ao mesmo tempo, de grande representatividade por ser Caxias uma das cidades lembradas como referência em saúde bucal”.

Para a escolha dos vencedores, foram avaliados critérios como financiamento do município em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção e vigilância em saúde bucal e educação permanente.

“Esse prêmio é resultado de todo o incentivo que recebemos do prefeito Fábio Gentil, que é incansável na busca por uma saúde de qualidade, através de investimentos para a atenção básica e primária, na planificação da saúde bucal, em que somos espelho para outras cidades, e o reflexo de tudo isso são melhorias dos indicadores no setor, pelas quais agradecemos a todos profissionais. Nós estamos muitos felizes pelo reconhecimento do trabalho que a gente desenvolve, o que nos motiva ainda mais”, finalizou Drª Socorro Melo.