A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Limpeza, realizou na manhã desta terça-feira (19) a 6ª limpeza do lago do Parque Balneário Veneza desde 2017. As ações consistem em esvaziamento, varrição e retirada dos resíduos que se acumularam no fundo do lago. A surpresa é que a quantidade de lixo desta vez foi a menor já registrada em todas as limpezas.

“Eu trabalho há 20 anos na equipe de limpeza e nunca tinha visto o balneário tão limpo como desta vez. Isto é sinal de que as pessoas estão se conscientizando e cuidando mais do meio ambiente”, destaca o gari Francisco de Sousa.

Na primeira limpeza, as equipes retiraram de dentro do lago cerca de 14 toneladas de lixo. Nas seguintes, a quantidade foi diminuindo, chegando este ano a pouco mais de 200 kg aproximadamente. “Aqui a gente já encontrou de tudo. Garrafas quebradas, latinhas de refrigerante, pedaço de madeira, sacolas. Sempre tiramos muita sujeira”, complementa Francisco.

O Balneário Veneza é um dos pontos turísticos de Caxias. Durante os finais de semana, as famílias caxienses e demais turistas se reúnem no local para tomar banho ou comer o famoso “Pirão de Parida”, um prato de destaque na culinária da cidade. A limpeza do local é necessária para dar aos banhistas mais segurança e sensação de um lugar agradável para se estar.

“A gente faz a limpeza sempre antes do período de férias. A gente fica muito contente e a gente tem visto que a comunidade tem feito a sua parte. Caxias está de parabéns porque tem cooperado. Antes, a gente demorava 3 dias realizando a limpeza e hoje não demora um dia. Domingo já estará no ponto pra banho. Amanhã já vai estar enchendo novamente e domingo já está no ponto pra banho”, disse Antonione Santos (Torneirinho), administrador do Parque Balneário Veneza.

“A Veneza é hoje uma riqueza que só nós de Caxias temos. Aqui, hoje, trabalhamos com 20 homens que devem finalizar os serviços de hoje para amanhã. Esperamos que no final de semana o balneário esteja pronto para a população usufruir”, conclui o secretário adjunto de limpeza José Cláudio.