O Acolhimento Institucional Infantil do bairro Ponte, ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de Caxias, ganhou uma brinquedoteca, onde os assistidos vão ter momentos de diversão e brincadeiras em um espaço de muita interação e educação. A entrega foi feita na noite dessa quinta-feira (21) e contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e de secretários municipais.

“É de suma importância que você tenha uma casa que acolhe as crianças que não têm um lar, com toda uma equipe que ampara essas crianças”, diz o vereador Ximenes.

“Nós atendemos crianças até os 12 anos. O objetivo dessa casa é buscar a família extensiva. Esse momento é muito importante porque nós montamos uma brinquedoteca com ajuda dos nossos amigos. Nós temos aqui 12 cuidadores para atender as nossas 15 crianças. Ao recebermos nossos amigos, nós estamos mostrando onde os recursos estão sendo aplicados”, afirma Prof. Chiquinho, secretário da SMADS.

As crianças ganharam brinquedos e livros, resultado de uma mobilização de secretários municipais e do executivo. O prefeito Fábio Gentil esteve no local durante a entrega da brinquedoteca para os atuais 15 assistidos.

“Nós que fazemos a administração do prefeito Fábio Gentil estamos fazendo de tudo para que este equipamento continue funcionando, porque um equipamento como este é de uma importância sem tamanho. Aqui as crianças encontram os cuidadores, encontram carinho e o afeto de todos”, lembra Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

“Eu fiquei tocado com a situação dessas crianças. O mais importante é que a gente possa aderir e ajudar esse projeto”, reforça Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“O Acolhimento Infantil tem esse papel de dar educação a todas as crianças. Com todo respeito, a Prefeitura Municipal de Caxias, através dos seus colaboradores, prefeito, secretários e coordenadores, contribuiu para trazer brinquedos e paradidáticos a fim de que as crianças tenham uma educação de qualidade. As nossas crianças precisam de respeito. Queremos convidar os caxienses para que possam conhecer esta casa e deixar sua doação também”, afirma Fábio Gentil.

Os públicos atendidos são crianças e adolescentes que foram abandonados pelos familiares e que estão à espera para serem adotados ou reintegrados às suas famílias.

“Hoje também é a realização de um sonho na minha vida, esse é um momento único. Nós conseguimos comprar utensílios domésticos, conseguimos comprar brinquedos e paradidáticos porque foi uma doação dos secretários e dos coordenadores. Mas para os empresários que quiserem fazer uma doação para as crianças, estamos de braços abertos. Hoje nós estamos com 15 crianças, que serão reintegradas à família ou vão para adoção”, reforça Betânia de Maria, supervisora do Acolhimento Infantil.