A solenidade de premiação das equipes que se destacaram em 2019 no Programa Saúde na Escola (PSE) aconteceu no auditório da Prefeitura de Caxias. Ao todo, 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 32 Unidades de Ensino receberam o reconhecimento por terem atingido até outubro de deste ano 80% da meta estabelecida. Ao longo do ano letivo, os profissionais da educação e da saúde realizam o trabalho em 90 escolas pactuadas.

“É muito importante o reconhecimento dos profissionais quando realmente alcançam as metas propostas pelo programa. Hoje nós estamos homenageando as UBSs e escolas que alcançaram no mínimo 80% das ações pactuadas”, disse Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

“É um desafio trabalhar com crianças da creche ao EJA. Esse programa busca levar saúde e educação para elas dentro das escolas. Nós desenvolvemos 12 ações dentro das 90 escolas. Estamos muito felizes com esse trabalho”, disse Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde.

Mais de 24 mil e 300 alunos são atendidos pelos profissionais de saúde, que trabalham 12 ações preventivas: combate ao mosquito Aedes aegypti; segurança alimentar; direito reprodutivo; promoção da cultura de paz; práticas corporais; vacinação, dentre outras.

“O PSE na educação faz um excelente trabalho com todos os parceiros porque eles nos ajudam a trabalhar com os alunos do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano. Mais do que nunca nós temos que reconhecer o esforço e trabalho dessas pessoas. A Secretaria de Saúde e a de Educação querem reconhecer porque são pessoas que se doam pela vida de outras pessoas e fazem um trabalho com maestria”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação.

“Hoje é um momento de muita felicidade, porque pela primeira vez alcançamos esses indicadores. Essa parceria com a educação só traz frutos positivos. Queremos agradecer a cada um de vocês que trabalham nas escolas e nas UBSs. São 12 objetivos que trabalhamos e hoje estamos comemorando o esforço de todos. Parabéns a todos, quem ganha é a nossa população”, afirma Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.