A cidade de Caxias abriu na noite desse domingo (24) a 3ª edição do Natal Iluminado. O evento, que já está no calendário do município, já é considerado o maior do Maranhão e do Nordeste, sendo Caxias reconhecida como a “Gramado do Nordeste”.

Um grande público compareceu para prestigiar o acendimento das luzes, que foi guiado pela apresentação do espetáculo “A Magia do Natal e as relíquias perdidas”, encenado por artistas caxienses. Além de abordar o verdadeiro sentido do Natal, que é a prática do bem, o amor ao próximo e o congraçamento entre as pessoas, os atores também conduziram uma interação muito mágica com o público, que juntos fizeram acender as luzes. Também foram apresentados os espetáculos “Em Tempo de Festa” e “Gratidão”, ambos da Companhia de Artes Salmus.

“É um momento mágico, traz amor, felicidade, esperança, família e muitas outras coisas”, disse Sara Fernanda, espectadora.

“É muito gratificante pra todos ter uma apresentação nesse nível aqui em Caxias. Eu fico muito lisonjeada, as crianças ficam encantadas. A cidade está muito linda, eu sou caxiense de coração, amo minha cidade e com essa beleza, a gente fica mais encantada, é muito lindo”, afirma Sandra Alves, espectadora.

“A gente tenta fazer essa relação do acender das luzes com a ideia da troca de presentes no Natal. Dentro do espetáculo, a gente mostra os reis magos, que foram levar presentes pra Jesus, e a partir desses presentes é que são as relíquias do Natal”, explica Maciel Mourão, diretor de teatro.

“Nós da Cia Salmus e Igreja Batista da Paz estamos aqui na abertura do Natal Iluminado e damos início a uma temporada com grandes apresentações em Caxias”, afirma Wilson Ghilard, diretor da companhia.

“Graças a Deus deu tudo certo mais uma vez, sucesso absoluto, tá aí a criançada, as famílias, vivendo essa magia sendo resgatada, as pessoas estão circulando na cidade. Estamos começando hoje, sendo que aqui no Centro de Cultura as apresentações serão na sexta e no sábado. Nessa semana, terça, quarta e quinta, tem Papai Noel pras pessoas tirarem fotos. A partir de sexta-feira, tem Expresso Luz pelos bairros da cidade, com mais de 30 bairros”, frisa Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Dentre as autoridades públicas que estiveram presentes na abertura do Natal Iluminado, destaque para os secretários municipais; vereadores; deputado estadual Zé Gentil; prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o vice-prefeito Paulinho.

“Cada dia que passa a gente sente o entusiasmo de Caxias e do Maranhão. Sábado e domingo não tem um hotel vazio, a gente vai nos restaurantes, todos estão lotados, então, mostra que Caxias está crescendo, fazendo com que o Fábio faça melhor para a população”, disse Zé Gentil.

“O Natal Iluminado está se inserindo cada vez mais no cenário nacional. Caxias passa a ser reconhecida por esse trabalho que vem dando frutos. A cidade está sendo lembrada positivamente, as pessoas esperam o ano todo por essa data, é um momento pra família estar reunida”, disse Paulinho.

O espetáculo fez acender primeiro a árvore gigante da Praça do Pantheon. Em seguida, a Praça do Pantheon, o palácio da cidade, o Centro de Cultura e a Casa do Papai Noel, que fechou de modo apoteótico com a chuva de neve artificial. Mas além disso, foram acendidas as luzes do Mirante da Balaiada e de todos os 75 arcos que estão espalhados, junto com as 7 árvores de Natal pela Avenida Alexandre Costa, Morro do Alecrim, Centro de Caxias e Praça Dom Luís Marelim. As praças da cidade também receberam iluminação especial, além de igrejas, prédios públicos e a BR-316, que conta com diversos arabescos.

“O nosso circuito do Natal Iluminado está entregue prefeito. Estamos iluminando ainda a Veneza e outros lugares próximos ao Centro da cidade. Esperamos que todos os caxienses gostem do que foi preparado, eu amo Caxias”, disse Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura, durante discurso no palco do Natal Iluminado.

O Natal Iluminado segue até o início de janeiro de 2020 com muitas apresentações, fazendo de Caxias uma cidade com foco no turismo e com economia vibrante proporcionada pelo fluxo de pessoas que circula na cidade, tornando o município muito visitado por todos os turistas da região, de todo o Maranhão e de outras cidades brasileiras.

A Prefeitura de Caxias ainda continua a distribuição de 10 mil kits de iluminação. A distribuição está acontecendo no Mirante da Balaiada, onde o caxiense deve apresentar apenas documento e comprovante de residência. O convite é para que cada kit recebido seja instalado na frente da residência para que Caxias também possa se tornar a cidade mais iluminada do Brasil, proporcionalmente.

“É muito amor e muita determinação. Nós transformamos todo sonho em realidade, mas com muito amor e determinação. Estamos propagando a cidade para todos os recantos do país. Que Deus possa abençoar! A gente sabe que o Natal é só no dia 25 de dezembro, mas que Deus possa iluminar as nossas vidas, mostrando o quanto é importante essa união do poder público com a população”, disse Fábio Gentil.

Palavras chaves: , , ,