A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” traz como tema “Violência não tem desculpa, tem lei”. Segundo Marília Vasconcelos, delegada da mulher, a ideia é apostar na conscientização. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1 em cada 5 mulheres já sofreu violência física ou sexual, o que representa 17,8% das mulheres no planeta na faixa etária de 15 a 49 anos. A campanha é anual e internacional, começando em 25 de novembro e seguindo até 10 de dezembro, Dia internacional dos Direitos Humanos.

“Em razão do número altíssimo de violência, nós precisamos conscientizar homens e mulheres sobre a frequência. Então, é importante que as mulheres assistam para discutir esse tema”, afirma Marília Vasconcelos.

Grazielle de Queiróz, gestora de projetos do SEBRAE, acredita no empreendedorismo como empoderamento feminino e superação de violências.

“Os números indicam que o empreendedorismo tem um papel fundamental na independência financeira da mulher e ajuda ela a se libertar dessas violências que elas sofrem”, afirma a gestora.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Aureamélia Soares, a campanha segue até o dia 10 de dezembro com palestras e rodas de conversas em vários ambientes da cidade.

“Hoje nós tivemos relatos atuais do que está acontecendo. O índice de feminicídio é crescente, mas a luta é constante para que nós mulheres possamos nos unir pelo fim da violência contra a mulher. Vamos encerrar com uma encenação teatral mostrando um pouco sobre a realidade do que acontece contra as mulheres e como essa violência acontece em Caxias”, afirma Aureamélia Soares.