A Prefeitura de Caxias recebeu uma equipe de avaliadores estrangeiros do Selo Unicef que vieram conhecer as práticas municipais em atendimento aos 17 objetivos estabelecidos. Ao aderir ao Selo Unicef, há o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Além do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participaram da reunião vereadores, secretários municipais, coordenadores e articuladores.
“Os avaliadores estão fazendo uma escuta pra saber o que o município vem desenvolvendo. A juventude é encaixada dentro do Selo e, como falamos na reunião, nós criamos o Comitê de Enfrentamento à Vulnerabilidade Negra, que é importante”, ressalta Kátia Braga, coordenadora de Juventude de Caxias.
“Eles estão avaliando todas as políticas públicas que o município desenvolve para as crianças e adolescentes. Nós estamos concorrendo a edição do Selo Unicef, onde estamos sendo avaliados durante os 4 anos. Discutimos sobre o que o município precisa fazer ainda pra superar alguns desafios”, afirma Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias.
O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A adesão ao Selo Unicef é espontânea e contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

A atual edição (2017-2020) do Selo Unicef tem quatro objetivos principais: alcançar crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas; melhorar a qualidade das políticas públicas já existentes; prevenir e enfrentar as formas extremas de violência e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.

“Eles vieram a Caxias para levar experiências e como a cidade pode ser exemplo. É mais uma prova que temos uma equipe comprometida, capaz e, nesse sentido, a gente vai construir a cidade que a gente quer”, frisa Paulinho, vice-prefeito de Caxias.

“Estamos construindo um novo município, que está atraindo a atenção de todas as instituições para que a gente possa colaborar informando, para tanto ser reconhecido como também receber os benefícios que melhorem todas as áreas”, reforça Catulé, presidente da Câmara Municipal.

“Nós temos uma aliança tríplice com Saúde, Educação e Assistência Social, as três secretarias imbuídas com o mesmo propósito na valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente, para que que ele seja respeitado. Hoje tivemos uma conversa com representantes do Unicef vindos dos Estados Unidos para ver a manutenção deste Selo. Eles dão a chancela do que está acontecendo no município. Com isso, o município ganha cada vez mais. Os números mostram que Caxias é protagonista e traz o Unicef à nossa cidade para ver de perto como as políticas estão sendo desenvolvidas”, afirma Fábio Gentil.