O Dia da Consciência Negra também foi celebrado no IV Encontro Interparoquial das Comunidades Quilombolas. O seminário visa discutir políticas públicas de melhoria da comunidade, invocando as autoridades públicas e civis para participarem e se envolverem nesse projeto, que pretende demonstrar a todos a necessidade de conscientização em promover ações sociais que envolvam o maior número de pessoas.

Os quilombolas tem a Sala da Cidadania como ponto de apoio às pessoas que necessitam de ajuda com os problemas que muitos trazem aos profissionais ali presentes. O encontro é uma realização da Paróquia São Benedito e da Diocese de Caxias, que, através dessas parcerias com a Prefeitura Municipal, conseguem resgatar dignidade e, assim, proporcionar novas oportunidades às pessoas que buscam apoio.

A prefeitura participou do encontro por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretária de Saúde. O seminário contou com a participação de ativistas negros, lavradores e quilombolas de Caxias e de outras cidades, como Raimunda Nonata Rodrigues, de Parnarama – MA.

“Esse evento é de suma importância para Caxias e região. Eu vim de Brejo São Félix, que é município de Parnarama, para poder conhecer e saber as novas opiniões a serem seguidas pelos quilombolas de Caxias, que muito têm conseguido para todos através de projetos que buscam parceria com o município, proporcionando às pessoas uma melhor qualidade de vida”, disse dona Raimunda.

No encontro foram abordadas temáticas sobre políticas públicas e melhorias para os moradores, como ressalta o coordenador da Sala da Cidadania, João Luís Borges. “A Sala da Cidadania é um projeto que acompanha lavradores, pessoas da comunidade, com todo tipo de apoio e parcerias com a Secretaria de Educação e a de Assistência Social. São ações sociais que a sala da cidadania realiza in loco, como atendimentos com médicos, dentistas, fisioterapeutas, dentre outros profissionais”, falou o coordenador.

O secretário da SMADS, Prof. Chiquinho, também participou do encontro e destacou sobre esse dia tão importante e o que se deve fazer pelas comunidades quilombolas.

“Hoje é a alusão ao Dia da Consciência Negra, que foi comemorado dia 20, e muitas escolas estão fazendo eventos relacionados ao tema, e nós da Assistência Social temos um cunho social muito importante, porque trabalhamos atendendo muitas pessoas, através do Bolsa Família ou CRAS, e sempre estamos dispostos a colaborar com todos que precisam, para assim, contribuir com uma sociedade mais digna”, frisou o secretário.

Representando o prefeito Fábio Gentil, a secretaria de Educação, Ana Célia Damasceno, que é parceira do programa, destacou a importância do evento.

“Para Caxias é sempre interessante avançarmos em alguns temas e, no que tange às comunidades quilombolas e escolas quilombolas, esse é um momento especialíssimo. Nós precisamos cuidar para que as escolas e a população quilombola possam ser melhor atendidas, e essa é uma pretensão do prefeito Fábio e da Secretária de Educação”, afirmou a secretária.

Palavras chaves: , , ,