Homens do bairro Volta Redonda receberam a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, que desenvolveu ações de saúde da campanha Novembro Azul, com orientações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, encaminhamentos para os exames de PSA e ultrassonografia, dentre outras atividades.

Socorro Almeida, enfermeira da UBS Volta Redonda, frisou que a ação realizada na feirinha do bairro é uma estratégia de busca ativa aos homens, que raramente procuram a unidade para cuidarem da saúde de forma preventiva.


“Criamos a ideia com toda a equipe de virmos até o homem, e nada melhor do que um local como a feirinha do bairro, pois é muito visitada por este grupo”, completou a enfermeira.

Segundo a médica da UBS do bairro, Artemísia Gonçalves, o assunto ainda é um tabu entre os homens. “Nosso objetivo é informar, pois não há porque ter preconceito. Vários exames podem ser realizados além do toque retal, como o PSA. O importante é a prevenção e diagnóstico precoce da doença, a fim de um bom prognóstico”, destacou.

Para Eronildes Silva, morador do bairro, a ação foi relevante e trouxe mais esclarecimentos sobre a doença.

“Muitos têm medo e preguiça de ir ao médico, então foi importante. Precisamos procurar a saúde para saber como estamos. Essas orientações dos profissionais são muito bem-vindas”, enfatizou.