O encontro realizado pelo Selo UNICEF nos dias 25 e 26 de novembro no auditório da Universidade Estadual do Maranhão discutiu, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, os desafios a serem superados no estado, como, por exemplo, o acesso das mulheres ao pré-natal de qualidade. É o que explica Ofélia Silva, chefe do escritório do UNICEF no Maranhão.

“No Maranhão existem desafios muito complexos, como assegurar que todas as mulheres tenham acesso ao pré-natal de qualidade. São sete consultas, com testes e exames, como o da sífilis, que tem tratamento. Além disso, a prevenção à epidemia do HIV, como trabalhar em conjunto para que jovens e adolescentes tomem decisões melhores para suas vidas”, completou.

Ela também parabenizou Caxias pela redução da mortalidade materna e infantil no município, destacando que isso “é um exemplo perfeito e muito adequado de como se faz um planejamento correto, de como se conduz corretamente as políticas públicas em uma aliança com todos os níveis de atenção, inclusive fora do setor saúde”.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. Ele contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

A secretária de Saúde de Caxias, Socorro Melo, destacou que o município está cumprindo as metas para manutenção do Selo, inclusive, ultrapassando-as.

“São muitos indicadores para atingir, mas estamos conseguindo. Nosso objetivo é garantir que nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos desde o nascimento, procurando erradicar as diferenças e desigualdades. Temos avançado bastante e ultrapassamos, inclusive, nossas próprias metas”, enfatizou a secretária.

Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Prof. Chiquinho, as secretarias trabalham em conjunto nos ciclos, que dão oportunidade para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados.

“Em junho tivemos o 4° Ciclo, que tratou da Assistência Social. Agora temos o 5º, que se refere à saúde. Caxias tem sido referência com relação à planificação. Antes tínhamos a Carmosina Coutinho, conhecida no país como a ‘Maternidade da Morte’. Isso inverteu totalmente, hoje ela é uma maternidade referência no Maranhão. Isso foi mencionado aqui no ciclo para servir de exemplo para os 50 municípios representados neste encontro”, informou Prof. Chiquinho.

“Planificar é nosso propósito no Maranhão para alcançarmos essa qualidade em saúde que temos aqui em Caxias. Aqui, o atendimento é feito com serviço de qualidade, profissionais de qualidade e espaços de qualidade. A gestão em Caxias está de parabéns, pois conseguiu indicadores que aumentaram a qualidade de vida de crianças, homens e mulheres”, disse Eliane Vera Cruz, especialista em Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde na Atenção Primária.

A atual edição (2017-2020) do Selo UNICEF tem quatro objetivos principais: alcançar crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas; melhorar a qualidade das políticas públicas já existentes; prevenir e enfrentar as formas extremas de violência e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.