Enéas José da Silva, que mora há 22 anos na comunidade Barra da Ininga, no 2º Distrito de Caxias, é só alegria com a nova realidade do povoado. Ele faz parte das 38 famílias, dos povoados Barra da Ininga e Independência, beneficiadas com o novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água implantado pela Prefeitura de Caxias por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

“Eu pegava uma média de 100 litros d’água por dia pros porcos, pros bodes, pras galinhas. E pra beber a gente tinha um poço cacimbão que, durante a seca, era pouca. Graças a Deus agora eu tenho um chuveiro na minha casa, tenho água na torneira. Esses políticos que estão no poder são trabalhadores e realizaram aquilo que os outros só prometeram. A água chegou completa na nossa comunidade. Com água em casa, a vida é mais tranquila”, elogia o morador.

Também moradora do povoado Barra da Ininga, Jéssica Braga contou que fazia malabarismo para pegar água. “A gente fazia dois malabarismos, tinha um poço aqui perto e quando ele secava a gente ia pegar um pouco mais distante, uns 300 metros. A gente carregava na cabeça. Com o tempo, cavavam em outro local e a água dava sempre salgada. Até que o meu pai chegou lá em casa ‘minha filha tá aqui o dinheiro pra você comprar a mangueira’. E eu, pra quê? E ele disse ‘água chegou pra gente’. Só que eu não tava acreditando. Quando eu cheguei e fui abrir o chuveiro para beber a água, um susto, não sabia diferenciar se a água era mineral ou se era água natural daqui. É um sonho”.

A solenidade de inauguração do novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água foi  realizada na manhã desta quinta-feira (28) reunindo autoridades, lideranças políticas, profissionais da saúde e educação, além de famílias de vários povoados da região como Nazaré do Bruno, Engenho D´Água e São Martins.

“Água é vida, a gente precisa de água. Pra muita gente parece ser natural abrir a torneira de casa com água, mas pra essa comunidade era um sonho. E hoje é só comemoração”, disse uma das representantes da comunidade Independência, Ana Cleide.

Fruto de uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e a Prefeitura de Caxias, por meio do SAAE, o novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água é formado de poço tubular de 48 metros de profundidade; motor bomba de 2 cavalos de potência; e um reservatório com capacidade para armazenar 20 mil litros de água potável, com vazão de 5 mil litros por hora. Também foram implantados 3.600 metros de extensão de rede, garantindo mais saúde e qualidade de vida para as comunidades beneficiadas.

“Aqui, a comunidade se servia da água do Rio Parnaíba e foi feito anteriormente um poço, mas a água era muito salitrada, foi uma luta grande pra gente conseguir uma localização em que pudéssemos construir um poço com uma vazão adequada para abastecer todas as 38 famílias. Deu certo, instalamos o reservatório no ponto mais alto da comunidade, de modo que hoje temos um sistema de abastecimento de água dentro dos padrões de saneamento. É mais saúde pra população, página virada no sofrimento de abastecimento de água. Daqui pra frente é só alegria”, enfatizou o diretor operacional do SAAE Caxias, o engenheiro Reinaldo Ferreira.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, ressaltou o seu trabalho junto à comunidade e o trabalho do prefeito Fábio Gentil. “Essa região sempre foi esquecida pelos que administravam os recursos públicos. Com a chegada do prefeito Fábio Gentil e a nossa reeleição, nós estamos tendo a oportunidade de cumprir uma promessa feita em campanha, de prestigiar essa população esquecida com abastecimento d’água. Esse povo que sempre acreditou no prefeito Fábio Gentil e no vereador Catulé hoje está recebendo o resultado de dois homens públicos que sabem respeitar e administrar os recursos públicos”, disse.

Durante a gestão do prefeito Fábio Gentil, mais de 10 povoados já receberam novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, beneficiando centenas de famílias. “O convênio Prefeitura Municipal de Caxias e Codevasf é de extrema importância porque, através desse convênio, nós podemos também conseguir realizar os sonhos, mas a prefeitura, com recursos próprios, também tem feito. Nós entendemos que levar o bem, levar esse utensílio para uma comunidade, independente de onde esteja o recurso, nós temos que ir atrás. A alegria desse povo aqui, externada por meio de suas atitudes, abraços e sorrisos, só tem que ser refletida, cada vez mais, como momento único na cidade de Caxias, em que uma comunidade como esta, seja grande ou pequena, seja respeitada. O município de Caxias faz é respeitar a população, leva água para todos porque nós entendemos que água é vida. E trabalhar com as comunidades, levando o que tem de melhor, é um compromisso nosso e, gradativamente, estamos trabalhando para construir a cidade que a gente quer”, afirmou.

O prefeito de Caxias também falou da importância do trabalho de extensão de rede que a prefeitura, por meio do SAAE, está realizando nas comunidades Pedra Grande e Carnaúba, próximas ao povoado Baú. “Também estamos colocando água lá no povoado Pedra Grande. Na verdade, a prefeitura autorizou agora a construção e perfuração de mais 30 poços artesianos com sistema simplificado de abastecimento de água. Não é só construir o poço, é necessário que a gente coloque todo o sistema para colocar água dentro de casa. Então, nós estamos trabalhando no 1º, 2º e 3º Distrito. Entendemos que a zona rural é necessária, que possamos levar o benefício a todos eles. Isso é recurso público sendo devolvido à comunidade através de obras, isso mostra a importância que todos têm, e que juntos possamos continuar trabalhando e oferecendo o que tem de melhor”, acrescentou.

Durante todo o dia foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão e glicemia, consultas odontológicas e ginecológicas, além de atendimento das equipes do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) e Bolsa Família.