A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que está sendo implantada na Atenção Primária em Caxias, tem o objetivo de promover a saúde do trabalhador e desenvolver ações de prevenção a acidentes. Para isso, uma capacitação foi realizada no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com profissionais da Atenção Primária, ministrada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

“É um processo gradual, lento, mas necessário. Nós do CEREST contribuímos para fortalecer mais ainda a saúde do trabalho e a CIPA vem para monitorar, acompanhar, orientar e ver ações de proteção e prevenção para a saúde dos trabalhadores”, explica Eliel dos Santos, coordenador do CEREST.

Ao todo, 36 funcionários da Atenção Primária indicados para compor a CIPA estiveram presentes e mais encontros serão realizados para a construção das ações que serão implantadas a partir de 2020.

“Temos o olhar do cuidado ao trabalhador, para proteger e assegurar a saúde no ambiente de trabalho. Em parceria com o CEREST, estamos aqui com 36 funcionários indicados para compor a CIPA para valorizar ainda mais a saúde do trabalhador”, enfatiza Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Para Francimilton Pereira, agente comunitário de saúde, membro da CIPA, “quanto mais aprendizado melhor, pois todos os funcionários da saúde estão expostos a riscos, então é um treinamento importantíssimo”.