O local escolhido para a realização do I Torneio Intersocial, entre os assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), foi a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). No local, crianças e adolescentes dos Centros da Juventude, Centros de Referência da Assistência Social, Projeto Mãos Amigas e Centros Comunitários fizeram uma roda de capoeira, onde também competiram.

“Eu já aprendi a gingar, a tirar mortal. É muito bom a capoeira, eu nunca faltei uma aula”, disse Mauro da Silva, aluno.

“Eu acho muito bom participar, gosto de brincar, e ajuda a desenvolver mais a gente. A gente também aprende a se defender”, afirma o aluno Robério Almeida.

“Pra mim é importante porque é bom, a gente interage, respeita. Eu já aprendi gingado e paralela”, reforça Rafaela Cordeiro, aluna.

“É um campeonato e para nós capoeiristas é muito importante estar trazendo os nossos assistidos e capoeiristas de Caxias. É muito legal estar participando”, ressalta Carlos Pereira, professor de capoeira.

Em outro ponto, alunos também aproveitavam outras modalidades esportivas, a exemplo do tênis de mesa. O momento faz parte da afirmação da política pública de Assistência Social, que trabalha a interação social e a importância da parceria com o outro, a fim de que as relações sociais possam ser estabelecidas de modo saudável.

“Estamos trazendo o resultado do trabalho realizado aos nossos assistidos. O objetivo principal é promover a interação e afastar os jovens de outras influências negativas”, frisa Socorro de Maria, orientadora social no Mãos Amigas.

“Hoje é o I Torneio Intersocial, onde estamos trazendo os Centros da Juventude, Mãos Amigas e os CRAS. Então, nós, que já promovemos o esporte, estamos trazendo para este espaço, promovendo a interação, a competição e estimulação de amizades”, explica Líbia Cantanhede, coordenadora dos Centros da Juventude.