A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), realizou, através da Coordenação Pedagógica, o “III Seminário Temático Interdisciplinar do Ensino Fundamental II”, que teve a abertura no auditório da prefeitura no dia 26 e seguiu até a última sexta (29), no auditório da U.E.M. Ruy Frazão.

O seminário deste ano trouxe como temática as “Competências Socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular”, visando propiciar uma formação continuada para docentes sobre o desenvolvimento humano, social e efetivo dos educandos em suas diferentes fases de vida, levando em consideração seus conhecimentos, diversidades, habilidades, atitudes e valores, favorecendo a compreensão, o planejamento e a implementação de novos projetos pertinentes às atividades de ensino.

O seminário foi um espaço de formação, divulgação e apresentação de trabalhos com experiências exitosas desenvolvidas em sala de aula pelos professores e alunos, a exemplo de Naize Kelly, de 15 anos, que estuda o 9º ano, na U.I.M. José Castro.

“Apresentamos 3 projetos, o primeiro é um display que mostra a distância através dos números; outro, um o sensor de alarme; e o terceiro é um piano digital. Nós estamos conseguindo tudo isso através do projeto Clubinho da Robótica, com isso só temos a ganhar”, disse.

O professor e coordenador Francisco Santos, do Clubinho de Robótica do município, falou dos benefícios do projeto desenvolvido na escola. “Nossa presença aqui é para mostrarmos as atividades que desempenhamos no Clubinho. Nossos alunos apresentaram projetos desenvolvidos com o nosso apoio e orientação, mostrando que Caxias tem sido destaque na área de robótica no Maranhão”.

A palestra de abertura do seminário teve a professora Dra. Elizangela Martins falando sobre as Competências Socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular.

“O intuito é fomentar discussões com os professores acerca dessas competências e trazer a importância da função social da escola, enquanto lócus da produção do conhecimento sistematizado, e as discussões sobre as questões emocionais, que também perpassam por esse processo informativo, que está vinculado a escola”, explicou a palestrante.

Os presentes na palestra ficaram muito satisfeitos com a temática abordada, como afirmou a professora Núbia Alves, da U.I.M. Sinhá Castelo, no povoado Engenho D’água.

“Interessante a temática abordada, pois na nossa prática podemos aflorar mais o lado afetivo, emocional e, assim, transmitir a nossos alunos o conhecimento e, da mesma forma, trazer o aluno mais próximo da gente através do lado emocional também”, disse Núbia Alves.

Já a pedagoga e consultora da Editora FTD, Leila Viegas, falou em sua conferência sobre o tema socioemocional dentro da Base Comum Curricular.

“A abordagem vai ser para tratar exatamente de como trabalhar o socioemocional dentro do ambiente escolar, especificamente dentro da sala de aula com os alunos, mas também que o professor reflita sobre seu socioemocional para, então, ter propriedade para repassar ao aluno”, disse.

Na manhã dessa segunda-feira (02), a equipe da Coordenação Pedagógica reuniu-se para avaliar os quatros dias de seminário.

“O Seminário Interdisciplinar do Ensino Fundamental II contemplou as 36 escolas da rede, tanto da zona urbana como da zona rural, com uma estimativa de mais de 200 professores participantes. Todos ficaram satisfeitos com a temática e foi um momento que oportunizou a todos o conhecimento humano, social e efetivo dos nossos educandos, além da troca de experiências exitosas, com vários palestrantes que acrescentaram muito com seus conhecimentos. A equipe toda está de parabéns e a secretária Ana Célia, mais uma vez, proporcionou a todos um excelente momento”, disse a coordenadora Maria Celina Bacelar.

Segundo a secretária de educação, Profa. Msc. Ana Célia Damasceno, esse é um momento muito importante a todos.

 

“É muito satisfatório percebermos nesses 4 dias muitas conquistas e a participação de todos. Isso nos dá ânimo para acreditar na educação como o bem maior e investir para que o professor esteja satisfeito é primordial. Um seminário como esse enaltece a educação de Caxias e incentiva cada educador a ir mais além. Estamos todos de parabéns e principalmente o prefeito Fábio Gentil por perceber na educação o meio para um futuro melhor”, concluiu a secretária.