O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizaram ações de saúde com profissionais do Sistema Guanaré de Comunicação. A abordagem in loco é, segundo o coordenador do CEREST, Eliel dos Santos, essencial para levar ações preventivas aos trabalhadores que, pela rotina de trabalho, às vezes não têm tempo de ir às unidades de saúde.

“Na TV, como se usa muito a voz, e nós temos um protocolo específico para a voz no ambiente de trabalho, viemos trazer essas ações com nossa equipe multiprofissional e, de acordo com as avaliações, realizar o encaminhamento”, completou o coordenador do CEREST.

Dentre os profissionais de saúde, estiveram presentes nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros. Alguns procedimentos realizados com os profissionais da comunicação foram os testes rápidos, aferição de pressão arterial, vacinação e avaliação nutricional.

“A testagem do vírus HIV é importante para um diagnóstico precoce e também o tratamento imediato, a fim de evitar as doenças oportunistas. Temos 25 UBSs fazendo essas testagens”, explicou Lígio Raison, psicólogo do CTA.

Para os profissionais da emissora, a ação foi de grande importância, pois proporcionou melhor acesso aos serviços de saúde.

“Agradeço à iniciativa da empresa e também dos profissionais de virem aqui. Fui diagnosticado com obesidade e já vou procurar um nutricionista”, disse o radialista Edmilson Coutinho.

“É muita correria, mas essa oportunidade é muito importante para qualquer trabalhador, pois o trabalhador saudável produz melhor. Agradeço muito, pois vários procedimentos que têm aqui eu não teria tempo de ir lá fora buscar, então é muito bom”, enfatiza Cláudia Brasil, diretora de jornalismo.

“Sou apresentador e uso muito o aparelho vocal. Então esses profissionais aqui voltados para saúde do trabalhador, como o fonoaudiólogo e psicólogo, são muito importantes. Muitos não têm tempo de ir, então eles virem até nós e muito bom”, reforça Flávio Henrique, apresentador.

“É de grande importância, pois os profissionais da comunicação dificilmente têm tempo de ir em busca, então trazer esse serviço até o funcionário fica melhor, pois aí conseguimos cuidar melhor da saúde”, destaca Marcela Ramos, diretora administrativa e financeira.

Palavras chaves: , , , ,