O Mirante da Balaiada é uma das maiores obras do governo do prefeito Fábio Gentil. Executada com recursos próprios pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a obra é 100% caxiense, desde a sua concepção. O Mirante se destacou nacionalmente e foi premiado entre as cinco melhores atrações turísticas do Brasil no Prêmio Nacional de Turismo 2019.

Em abril de 2019, a obra completou um ano de existência. Situado em local estratégico, no Morro do Alecrim, o Mirante valoriza o monumento símbolo da cidade: a Guerra da Balaiada.

Com uma área de 3.757,76 metros quadrados, o Mirante concentra uma enorme área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação, quiosques, casa de leitura, minizoológico, córrego artificial, internet, uma passarela elevada com o mirante na sua extremidade, de onde se tem uma vista de quase toda cidade, e.uma passarela com trilha ecológica suspensa sobre a vegetação. Além disso, está ao lado o Memorial da Balaiada com acervo eclético de caráter histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local.

“Nós temos o maior orgulho de ter participado desse marco histórico para a cidade. Eu parabenizo o prefeito Fábio Gentil, que é engenheiro praticante, idealizador da obra. Obras desse tipo se fazem necessárias para resgatar a autoestima da nossa gente. Caxias hoje é vista com bons olhos por aí fora. Parabéns a toda equipe 10 da atual gestão, à equipe da SINFRA, a todos os operários que deram seu suor por esse lindo ponto turístico e a todos os caxienses que fazem dessa cidade um lugar especial para se viver”, destaca o secretário de Infraestrutura, engenheiro Murilo Novais.

O secretário lembra que, além do Mirante, Caxias conta hoje com a Praça da Chapada, uma rodoviária toda reformada, Hospital Gentil Filho modernizado e o Natal Iluminado, que também já é destaque em todo o Nordeste e agora para o Brasil. “Como é bonito ver nossas praças lotadas de domingo a domingo, com famílias, crianças passeando, fazendo ginástica, lanchando. Hoje nosso povo tem para onde ir, pode até simplesmente ir ao nosso Mirante da Balaiada e admirar nossa cidade, que cresce a cada dia”, finaliza Murilo Novais.

Palavras chaves: , , , ,