O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, disse que a prefeitura vai conceder abono salarial aos professores da Rede Municipal de Ensino em janeiro de 2020. O anúncio foi feito durante o encerramento do ano letivo do Colégio Militar 2 de Julho, realizado no Ginásio de Esportes da Volta Redonda.

“A vontade era dar abono para todos os funcionários, mas sabemos que o recurso é escasso, nós vamos pagar a 2ª parcela do Décimo Terceiro e o salário dezembro. Assim que tivermos o valor da sobra do FUNDEB, nós vamos saber quanto será o abono”, afirma Fábio Gentil.

Ao todo, 530 alunos do 6º ao 9º ano comemoraram o fato de estarem participando de um novo modelo de ensino. Algumas alunas também chegaram com bons resultados dos Jogos da Juventude, realizados em Santa Catarina.

“A escola tem um projeto para os alunos e forma novos cidadãos”, Ananda Marques, aluna.

“É muito importante para o nosso conhecimento e convívio em casa”, disse a estudante Paloma Janaina.

“Eu fiquei em sétimo lugar. Me qualifiquei, fui pra fase final e o resultado: fiquei em sétimo. Foi uma experiência ótima”, afirma Ramile Suelen, aluna e participante dos Jogos da Juventude.

“Eu fiquei em oitavo lugar. Eu e meu grupo trouxemos os melhores resultados do Maranhão”, afirma Maria de Fátima, também participante da competição.

Além de anunciar a reforma do ginásio que fica ao lado da escola, o prefeito de Caxias também destacou a importância da parceria com o Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros.

“Esse ano nós implantamos em Caxias, tem sido um sucesso o Colégio Militar. Essa educação complementar ajuda na melhoria do nosso IDEB. A parceria entre a prefeitura e Governo do Estado tem trabalhado para fortalecer a nossa educação. Aqui a gente agradece a todos que fazem a educação em Caxias”, disse Fábio Gentil.

“Nós queremos agradecer a colaboração de todos. Queremos agradecer ao empenho. Estamos aqui para colaborar e vamos melhorando a medida que formos observando o andamento do trabalho”, frisa o Comandante Mauro, do Corpo de Bombeiros.

“O Colégio Militar foi uma ótima novidade para Caxias e a cidade está de parabéns. Você vê pelo rosto dos alunos que eles estão satisfeitos”, disse Ximenes, vereador.

“O trabalho que é feito, além da formação que é dada pela Rede Municipal, o Corpo de Bombeiros também contribui. O nosso objetivo é acompanhar os alunos do 9º ano para saber se o ensino de fato está valendo a pena e se esse aluno é diferenciado”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja na reportagem: