A campanha Dezembro Vermelho foi ao Caxias Shopping Center, onde atendeu consumidores e funcionários do estabelecimento. A ação foi levada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

“Estamos tentando buscar o máximo de jovens. O CTA/SAE está fazendo diversas campanhas para incentivar essas pessoas a fazerem os testes rápidos, que levam de 10 a 15 minutos para sair o resultado. Também estamos dando orientações sobre prevenção de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, disse Maria dos Reis, bioquímica do CTA/SAE.

Atualmente, em Caxias, 911 pessoas vivem com o vírus HIV, porém muitas pessoas não sabem que estão com o vírus. Daí a necessidade da testagem para que, em caso de descoberta da doença, possam iniciar o tratamento.

Quem passou pelo local falou sobre a importância do trabalho de testagem e distribuição de preservativos. A camisinha ainda é o meio mais seguro de prevenção contra o vírus HIV.

“É muito bom a gente se prevenir para que depois não tenha nenhuma surpresa no futuro”, afirma Leonaide Batista, aposentada.

“Eu estou fazendo pela facilidade, é uma forma de autocuidado, é extremamente importante pra nossa saúde e também é uma forma de incentivar a prevenção. Caso dê positivo, a pessoa pode procurar um atendimento e o tratamento”, diz Iana Monteiro, estudante de psicologia.

A campanha segue por todo o mês de dezembro visitando estabelecimentos públicos e privados.