A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou a culminância do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com a II Feira do Jovem Empreendedor. Um espaço foi criado para proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os primeiros nove anos da educação básica.

A realização da culminância do projeto foi na quadra E.M. Antenor Viana. O espaço foi tomado por várias barracas onde os alunos puderam colocar suas lojas e vender os produtos, a exemplo de lojas de produtos artesanais, barracas de comida e de produtos de materiais recicláveis e lojas de chás, plantas medicinais e ornamentais.

A exposição contou com a participação de pessoas da comunidade, pais de alunos, professores, alunos e, ainda, representantes do SEBRAE. Também estiveram presentes o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno.

Os alunos ficaram empolgados e felizes com a vivência do empreendedorismo como prática extracurricular, como falou a aluna Ana Beatriz de Assis, de 11 anos, que estuda o 5º ano.

“É muito bom essa pratica de ser empreendedora, porque é algo que vou levar para o futuro”, disse a aluna.

Já a aluna Sara Silva Santos, que estuda o 1º ano, falou como é bom ser empreendedora. “Ser empreendedor é muito bom, porque a gente vende todas as coisas, a gente faz nossa loja e, conforme vamos crescendo, apreendemos a vender e realizar nossos sonhos”.

Os pais foram determinantes para que a feira pudesse ter o sucesso pelo segundo ano, como explicou a mãe Francisca Carvalho. “Eu tenho quatro filhos na escola, dentre esses, dois fazem parte desse projeto. Fico feliz em ver meus filhos interessados pelo empreendedorismo. Através desse projeto, percebi que um de meus filhos melhorou inclusive na forma de conviver com os amigos, superando a timidez,” ressaltou.

Os professores se dizem orgulhosos pelos resultados alcançados, como ressaltou a professora Ariquelma Assunção. “É muito gratificante, porque há uma transformação nos alunos, que melhoram o desemprenho escolar, ficam mais participativos. Outros que não tinham tanta habilidade e coordenação motora melhoraram. O desenvolvimento foi grande; desenvolveram em matemática, melhoraram a forma de se expressar, melhorou em tudo”, pontuou a professora.

Segundo a diretora da escola, Maria Almeida, essa parceria veio somar ao aprendizado. “Estou muito feliz em perceber a melhora no ensino, nas atitudes dos alunos. A secretária Ana Célia está de parabéns por proporcionar a todos nós essa oportunidade de concedermos aos alunos mais uma vertente de crescimento”.
César Guimarães, gerente do SEBRAE Caxias, explicou o que é e qual é a finalidade do JEPP. “O JEPP é o programa Jovem Empreendedor Primeiro Passos, que visa proporcionar aos jovens ter o primeiro contato com o empreendedorismo e, assim, eles possam vivenciar mais uma forma de oportunizar novas conquistas. Aliando o conhecimento escolar e o empreendedorismo, melhora a perspectiva de vida desses alunos. Essa parceria entre a Prefeitura Municipal, SEBRAE  e SEMECT foi primordial para essa evolução”.A secretária Ana Célia Damasceno falou do empenho de todos e o engajamento. “Cada dia mais a Prefeitura Municipal e a secretária de educação investe. em educação. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em parceria com o SEBRAE, nos faz ter a certeza que acertamos, pois o resultado aqui hoje é maravilhoso, ver tantos alunos empenhados em empreender e conquistar um lugar ao sol. Tudo isso só foi possível porque temos um prefeito que acredita na educação de forma geral”, explicou.

O prefeito Fábio Gentil compareceu ao evento e disse estar muito alegre com essa parceria, que vem somar com o ensino como uma forma extracurricular.

“Precisamos estar sempre somando para qualificarmos as escolas de Caxias a serem as melhores do estado do Maranhão. O SEBRAE tem sido um grande parceiro. Nesse evento de cunho extra curricular, percebemos muitos jovens empreendedores e, assim, abrimos um leque de conhecimento para que essas crianças e jovens possam ter um futuro promissor”, lembrou o prefeito de Caxias.

Veja na reportagem: