As mais de 30 mil lâmpadas instaladas em toda a cidade de Caxias deixam a beleza estampada em diferentes pontos da “Princesa do Sertão”: no Mirante da Balaiada, no Corredor Iluminado da Avenida Alexandre Costa e na BR-316, com dezenas de arabescos enfeitando a entrada da cidade. No Centro de Caxias, os espetáculos e shows também dão um toque especial para o Natal Iluminado. As crianças das brinquedotecas da cidade e o grupo Lagarta Pintada foram as atrações nesse fim de semana.

“Eu estou orgulhosa de Caxias. Teresina é uma cidade maior, mas Caxias preparou sua estrutura para receber as pessoas, tá todo mundo de parabéns”, afirma Silvane Silva, vocalista do Lagarta Pintada.

A atração que tem chamado a atenção pela organização, texto, performance e emoção transmitida é o espetáculo “Magia do Natal – as relíquias perdidas”, formado por um coletivo de atores da cidade. Caxienses e turistas se encantaram com as apresentações.

“É um encanto, a gente já foi no Mirante e viemos assistir ao espetáculo. A cidade está muito linda”, frisa Silvana Lima, visitante de São Luís.

“Quando eu cheguei aqui não tinha Natal Iluminado, então ver toda essa iluminação, preparo, tanto a equipe quanto a prefeitura, é um diferencial que nunca tinha visto na minha vida. É uma coisa que eu vou sentir muita falta quando eu for embora, porque é muito lindo”, afirma Francielem Lima, estudante de São Luís que estuda enfermagem em Caxias.

“A gente sempre tenta fazer a relação do acender das luzes com a troca de presentes. Dentro desse espetáculo nós falamos dos Três Reis Magos que foram entregar os presentes para Jesus e aí, a partir desses presentes, é que são as relíquias do Natal. Então, as relíquias é que são necessárias para absorver os sentimentos das pessoas para fazer a usina funcionar, a gente faz essa relação com o nascimento de Cristo”, explica Maciel Mourão, diretor do espetáculo.

“A Pataque é uma guardiã mais velha, ela comanda todo mundo para que os guardiões juntos possam ajudar a acender as luzes da cidade. Esse é o trabalho do ator, tocar o público a cada espetáculo”, frisa Adriele Bezerra, atriz.

“O Blon está sempre chamando a atenção da Blim quando ela erra, e ele tem um papel importante, porque se faltar um as luzes não acendem. A luz é simbólica, o verdadeiro significado do Natal é o que a gente quer passar para o público”, ressalta André Ribeiro,  ator.

O espetáculo tem 25 minutos e faz o acendimento das luzes do Natal Iluminado todos os finais de semana, com muita magia, encanto e o despertar para o verdadeiro sentido do Natal.

“O Flocão é do bem. No final o coração começa a ficar mole. E muitas pessoas são assim, não mostram quem a gente realmente é. É um prazer fazer esse papel, me divirto muito como ator”, reforça Dielison Lima, ator.

“O meu personagem é o mandado do Flocão. No acender das luzes ele se encanta, mas o encanto se acaba depois. Para mim é muita emoção e ver as luzes se acenderem é muito emocionante”, lembra  Levi Santos, ator que interpreta o personagem Flink.

“Esse ano, a gente deu mais destaque para a Blim. Ela, junto com os guardiões, está lutando para conseguir as relíquias que foram roubadas e quebradas, tanto é que a gente vê na peça que ela é uma das pessoas mais tristes. É ela que está guiando mais as pessoas para se aproximarem do Natal, se aproximarem mais desse sentimento”, afirma Hedra Mariane, atriz.

“Não tem como conter a emoção. Esse espetáculo toca no fundo da nossa alma e ele toca também o espectador. Quando a gente vê o acender das luzes, os efeitos de Natal arrepiam a gente. O espírito de Natal, que chega com emoção, esperança, e eu sou muito chorão”, afirma Pablo Alves, ator.

O Natal Iluminado de Caxias é promovido pela prefeitura, na administração do prefeito Fábio Gentil, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, que tem à frente Arthur Quirino, e com parceria de demais secretarias, a exemplo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com Murilo Novais, e o apoio de todas as outras secretarias e instituições públicas e privadas do município, que colaboram com apresentações durante todos os 45 dias de imersão na cultura natalina na cidade mais iluminada do Nordeste e uma das mais iluminadas do Brasil.