Profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros e nutricionistas, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Salobro participaram de um treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“As enfermeiras entraram em contato conosco dizendo que queriam esse treinamento, porque nós já oferecemos essa capacitação a todos os agentes comunitários de saúde do município. Mas o ideal era que todo e qualquer profissional da rede conhecesse essas técnicas porque qualquer unidade, qualquer setor e qualquer equipe podem se deparar com essas situações, e você, conhecendo as técnicas, pode ajudar muito mais as pessoas, enquanto o SAMU chega”, afirma Rita Paz, coordenador do SAMU.

“Nós estamos ensinando as primeiras técnicas de urgência e emergência, como obstrução de corpo estranho; RCP, como reanimar o paciente; crise convulsiva, dentre outras. É uma informação a mais que a gente passa para os profissionais das unidades de saúde, e tanto a gente passa conhecimentos, quanto a gente recebe conhecimentos”, frisa Moacy Uchôa, enfermeiro do SAMU.

Uma das contribuições mais importantes do treinamento é possibilitar o atendimento antes da chegada de um suporte avançado para que o paciente seja assistido. Durante o treinamento, os profissionais participaram de algumas dinâmicas simulando o atendimento de uma ocorrência de urgência e emergência, para que eles tivessem na prática a experiência de tomar as decisões mais acertadas.

“É um dia muito importante porque eles vão sair daqui aptos a atender aos usuários tanto na UBS, quanto nas comunidades”, reforça Claudilene Sousa, enfermeira.

“Nós, juntamente com a coordenação do SAMU, conversamos sobre esse momento, porque estamos diretamente com a população. A gente, tendo o atendimento, pode ajudar ainda mais. Com o treinamento a gente vai somar ainda mais com a atenção primária, graças a essas noções de primeiros socorros”, afirma Karina Oliveira, enfermeira.

“Esse treinamento é importante para que a gente tenha mais noção do que fazer, porque são situações que podem ocorrer em qualquer lugar, como, por exemplo, na casa de familiares, rua ou em um atendimento”, reforça Mônica Almada, nutricionista.

O trabalho de treinamento do Núcleo de Educação Permanente será estendido a todos os ambientes sempre que for solicitado, afirma a coordenadora do SAMU.

“Nos momentos de disponibilidade estamos multiplicando, levando conhecimentos para o maior número de pessoas. Então, se nos solicitam, a gente está à disposição, porque é ensinando que se aprende e é aprendendo que se ensina”, afirma Rita Paz.