O anúncio do aporte de recursos para a continuidade do Programa Mais Renda Mulher de Caxias foi feito pela secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Aureamélia Soares, durante a entrega de kits de fardamento para as 53 mulheres beneficiárias do programa Mais Renda do Governo do Estado, que é um Programa de Inclusão Sócio Produtiva e está ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES). O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias.

“Nós queremos parabenizar o Governo do Estado por estar prestigiando as mulheres de Caxias com o programa Mais Renda. Mas quero trazer uma novidade aqui pra vocês, de que deputado estadual Adelmo Soares está destinando a Caxias R$ 240 mil em emenda parlamentar para que este recurso seja investido no Mais Renda Mulher”, afirma Aureamélia Soares.

O programa é dividido em seleção, capacitação e fomento. Todas as participantes estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), têm renda mensal, por pessoa da família, de até meio salário mínimo e atuam no setor da beleza.

“A Associação Beleza em Foco foi criada em 2015 e é uma associação que abrange todas as áreas da beleza, nós temos cadastrados 218 profissionais. Esta associação foi contemplada com o Programa Mais Renda, que só veio melhorar a vida profissional dos associados e também ajuda no desenvolvimento do trabalho”, afirma Rosana Maia, presidente da associação.

“Elas já passaram por uma capacitação no eixo humano, técnico e gerencial. Após essa capacitação, eles receberam os equipamentos e hoje estamos fechando essa parte de fomento. Depois a gente vai realizar o acompanhamento”, afirma Jair Sousa, superintendente de capacitação para o Mercado de Trabalho da SEDES.

Todas elas participaram de uma capacitação de 40 horas. Em 2020 elas serão acompanhadas no local onde trabalham e após seis meses o governo retorna para saber se programa tem dado resultado. O Programa de Inclusão Sócio Produtiva Mais Renda já está em 14 municípios do Maranhão, assistindo 1.753 famílias.

“Eu fui beneficiada com o Programa Mais Renda, onde só veio beneficiar o meu salão. Essa ajuda veio no momento certo, porque estamos oferecendo um maior conforto para os meus clientes”, frisa Lucilene dos Santos, cabeleireira.

Para que o Programa Mais Renda fosse implantado também em Caxias, a solicitação do deputado estadual Adelmo Soares e da secretária Aureamélia Soares contaram de forma decisiva. Durante o evento, a secretária falou sobre o programa Mais Renda Mulher de Caxias, que hoje atende 50 mulheres, e anunciou que mais R$ 240 mil serão destinados via emenda parlamentar do deputado Adelmo Soares para incrementar ainda mais o programa em 2020.

“Nós estamos beneficiando 50 mulheres este ano no Programa Mais Renda Mulher. No próximo dia 20 de dezembro, estas mulheres vão receber um incentivo de R$ 500, depois de terem sido capacitadas pelo SENAC. Então, são um conjunto de ações que estão contribuindo para que essas mulheres consigam se inserir no mercado, beneficiando as mulheres de Caxias”, frisa Aureamélia Soares.