Repercutiu bastante na “Princesa do Sertão”, na região e no Estado do Maranhão a mensagem enviada pelo Ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, mais conhecido como Marcelo Álvaro Antônio, nessa sexta-feira (13) ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil, cumprimentando-o pela beleza e importância histórico cultural do Mirante da Balaiada, obra inaugurada em abril de 2018 e que conseguiu a 5ª colocação no Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, em 4 de dezembro deste ano em Belo Horizonte – MG.

“Olá amigos e amigas do Maranhão, Ministro Álvaro Antônio, prefeito Fábio Gentil. Estou aqui hoje para exaltar este ponto turismo do nosso país que é o Mirante da Balaiada em Caxias, no nosso querido Maranhão. Quero dizer que o Mirante da Balaiada precisa ser conhecido por todos os brasileiros e também pelos turistas estrangeiros. Quero deixar um forte abraço a cada um de vocês e dizer que o Ministério do Turismo está a disposição para promover e fomentar o turismo nesta importante cidade que abriga o Mirante da Balaiada”, afirmou o ministro.

O Mirante da Balaiada é uma obra construída com mão de obra 100% caxiense, desde a sua concepção. O Mirante se destacou nacionalmente e foi premiado entre as cinco melhores atrações turísticas do Brasil no Prêmio Nacional de Turismo 2019.

Em abril de 2019, a obra completou um ano de existência. Situado em local estratégico no Morro do Alecrim, o Mirante valoriza o monumento símbolo da cidade: a Guerra da Balaiada.

Com uma área de 3.757,76 metros quadrados, o Mirante concentra uma enorme área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação, quiosques, casa de leitura, minizoológico, córrego artificial, internet, uma passarela elevada com o mirante na sua extremidade, de onde se tem uma vista de quase toda cidade, e uma passarela com trilha ecológica suspensa sobre a vegetação.

Além disso, está ao lado do Mirante o Memorial da Balaiada, que guarda um acervo eclético de caráter histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local.