Nesta terça-feira (17), técnicos de 18 estados da federação visitaram o Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI). Os técnicos conheceram as especialidades médicas, instalações e como funciona o processo de atendimento às gestantes e crianças de alto risco.

“Os técnicos estão vivenciando de perto o processo que desenvolvemos aqui no CEAMI, que hoje é padrão excelência. Eles estão sendo conduzidos pelos analistas do Albert Einstein e por nossa equipe multiprofissional na parte teórica e prática”, destaca Kalyane Paiva, coordenadora administrativa do CEAMI.

Durante toda esta semana, Caxias é sede do Treinamento dos Analistas de Tutoria da Atenção Ambulatorial Especializada, que é ministrado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pela Sociedade Brasileira Israelita Beneficente Albert Einstein.

O objetivo é capacitar os técnicos a fim de expandir a planificação para mais 20 regiões do Brasil, como explica o consultor do CONASS e Planifica SUS, Dr. Marcos Antônio.

“Os profissionais de vários ambulatórios do Brasil inteiro estão aqui para acompanharem os atendimentos e se apropriarem da metodologia para proporem isso às demais esquipes dos ambulatórios”, reforça.

O consultor do CONASS e Planifica SUS também parabenizou Caxias pelos resultados exitosos alcançados com a planificação, que têm se mantido, contribuindo para a redução significativa da mortalidade materna e infantil, proporcionando às gestantes e às crianças uma saúde de qualidade referência para o país.

“A experiência de Caxias é uma referência para o Brasil em termos do cuidado à gestante e à criança. São resultados muito bons, que beneficiam às gestantes. Estamos salvando vidas, reduzindo a mortalidade, resultados que têm se mantido em Caxias e na região. Queremos agradecer e parabenizar ao prefeito, à secretária de saúde, ao CEAMI, à Atenção Primária e às regiões próximas, que nos ajudam a mostrar que é possível reduzir a mortalidade materna e infantil”, completou.

Dentro da programação do treinamento está prevista ainda a visita à Maternidade Carmosina Coutinho e à Unidade Básica de Saúde da Baixinha, unidade piloto da Planificação.

Para a gestante Antônia de Andrade, de São João do Sóter, o acompanhamento oferecido no CEAMI é diferenciado, contando com equipe multiprofissional que atua no cuidado às condições de alto risco em Caxias e na região.

“Com o acompanhamento dá para ter uma gestação mais tranquila. O atendimento é importante demais e a gente recebe várias orientações”, frisa Antônia.

Veja na reportagem: