A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte e Juventude e do Conselho de Turismo de Caxias, divulgou nesta terça-feira (31), no Réveillon da Paz, o resultado do concurso Casa Natalina. Por volta das 23h, antes da chegada de 2020, o secretário municipal adjunto de Turismo, Fernando Santos, subiu ao palco para informar o resultado, momento em que também agradeceu a todos os inscritos que fizeram parte desse novo momento que a cidade vivencia, ao tempo em que colaboraram com o Natal Iluminado deixando suas residências mais alegres e belas, tornando Caxias uma das cidades mais iluminadas do Brasil.
“Pelo terceiro ano o Natal Iluminado deixou Caxias cheia de turistas e conhecida nacionalmente e, agora, mais bonita ainda com todo mundo envolvido, deixando a casa mais bonita, mais criativa. Em todos os bairros da cidade, as pessoas deixaram suas casas mais bonitas”, frisa Fernando Santos.
As três casas mais votadas pelo público no site da Prefeitura foram: em 1º lugar, Maria Concita Soares / Rua das Lages, Bairro Cangalheiro, que teve 3.525 votos (49,1%); em 2° lugar, a casa de Jofran Rodrigues Alves Costa / Avenida Independência, Bairro Ponte, que teve 3.316 votos (46,2%); e em 3° lugar, a casa de Miriam Sousa da Luz / Rua Arari, Bairro Vila Lobão, que obteve 90 votos (1,3%).
“A gente teve torcidas organizadas, as pessoas se mobilizaram para votar e o resultado está aí. A gente teve muitas casas interessantes, lógico que não foram só essas três. A gente precisa escolher apenas três casas, mas a criatividade reinou na cidade inteira, sendo que muitas delas são dignas de prêmios”, afirma o secretário adjunto de Turismo.
A votação pelo site da Prefeitura de Caxias (https://caxias.ma.gov.br/) nas casas participantes do concurso Casa Natalina encerrou às 16h do dia 31 de dezembro. Logo em seguida os votos foram computados. No total, foram registrados 7.174 votos.
O concurso tem a finalidade de motivar as famílias a ornamentarem suas residências com decoração natalina, a fim de embelezar a cidade para o Natal, resgatando o sentimento de pertencimento da cidade e fazendo com que a “Princesa do Sertão” possa tornar-se referência turística no estado do Maranhão no período natalino.
No concurso pôde participar qualquer munícipe sem restrição, da zona urbana e rural da cidade. Para isto, cada participante respeitou os critérios: inscrição da residência; inscrições realizadas por responsável maior de idade; a ornamentação feita teve que ser da fachada da residência; a ornamentação e cuidados com parte elétrica da residência foi de total responsabilidade do autor da inscrição; e em hipótese nenhuma concorreu a residência com ornamentação interna.
As visitas em cada residência inscrita ocorreram por ordem alfabética e foram realizadas pela Comissão Julgadora entre os dias 18 e 20 de dezembro, das 19h às 23h. A Comissão Julgadora entrou em contato por telefone com o responsável inscrito no concurso para avisá-lo da classificação.
Julgamento e premiação
Os critérios de julgamento não se deram por tamanho da ornamentação e sim por: I. Criatividade; II. Animação; III. Tema da Casa; IV. Luminosidade. São premiadas as residências que ficarem em: 1º lugar, sendo premiada com R$ 3.000,00 (três mil reais); em 2º lugar, com premiação de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais); e em 3º lugar, com premiação de R$ 500,00 (quinhentos reais).
A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho de Turismo entrarão em contato com os proprietários das residências vencedoras a partir de segunda-feira (06) para marcar o melhor dia para a entrega da premiação. Confira a quantidade de votos que cada residência teve durante a votação popular. Somente as três primeiras serão premiadas.
Resultado da votação popular:
1. Maria Concita Soares / Rua das Lages, Bairro Cangalheiro – 3.525 votos (49,1%)
2. Jofran Rodrigues Alves Costa / Avenida Independência, Bairro Ponte – 3.316  votos (46, 2%)
3. Miriam Sousa da Luz / Rua Arari, Bairro Vila Lobão – 90 votos (1,3%)
4. Luzmar da Silva /  Rua Bom Pastor, Bairro Cangalheiro – 78 votos (1,1%)
5. Antônio Valter Motta Kos / Avenida Nossa Senhora de Nazaré, Bairro Trizidela – 45 votos (0,6%)
6. José Claudionor / Rua Sesoste Pereira, Bairro Seriema – 44 votos (0,6%)
7. Maria José Araújo / Rua Bom Pastor, Bairro Cangalheiro – 32 votos (0,4%)
8. Antonilha de Oliveira / Rua Aniceto Cruz, Bairro Ponte – 26 votos (0,4%)
9. Gesuslene Alves da Cruz / Avenida da Coheb, Bairro Vila Alecrim – 10 votos (0,1%)
10. Felipe Eugênio Pinto / Rua Coronel Libânio Lobo, Centro – 8 votos (0,1%)
Total de votos: 7.174 votos